sábado, 25 de junho de 2011

6

HIGIENE BUCAL DO BEBÊ- convidada

Fui convidada pela Ana a escrever um assunto a meu critério para o Blog. Não tenho Blog, mas acompanho vários deles, inclusive este, e adoro. Eles estão sempre me ajudando!
Tenho lido em vários deles sobre a introdução de novos alimentos ao bebê, assim como eu, e venho compartilhar com vocês a importância da higiene bucal do bebê, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes. A higiene é simples e fácil de fazer.
Antes do nascimento dos primeiros dentes, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda macia umedecida em água limpa e fervida por 5 minutos (a água deverá ser utilizada para a limpeza em temperatura ambiente) para remover os resíduos do leite após as mamadas e para o bebês que já estão comendo outros alimentos, após a ingestão desses alimentos.
Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deverá ser substituída por uma dedeira. É importante também nesta fase levar seu bebê a primeira consulta com um odontopediatra.
Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o excesso.
É isso mamães e futuras mamães, espero poder ter ajudado!

Tati, Mãe da Beatriz!!

6 comentários:

  1. Eu tenho uma escovinha de dedo, e uso durante o banho do Pedro, ele gosta, acho que deve fazer cocegas.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Adorei...
    O Pedro tem um cartão de plano odontológico que eu ri quando recebi da minha empresa... mas pelo jeito vou usá-lo antes do esperado né!
    E vou ficar mais atenta.. eu até limpo a boquinha dele, mas não é após toda mamada não, ele sempre dorme e eu tenho dó de acordá-lo...
    Tenho a dedeira mas ainda nem tirei da embalagem, a gengiva dele ainda está carequinha carequinha rss..
    Beijos
    Adorei te ver por aqui Tati!

    ResponderExcluir
  3. Adorei....eu ja faço a higienização desde o nacimento,primeiro com uma fraldinha e agora com uma escova de dedinho....e ele adora,ainda mais agora que a boquinha esta cossando por causa da gegiva inchada!!!bjosss

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei gaze p limpar a boquinha da Clarice, mas a pediatra ainda ñ liberou, disse q ainda ñ era necessário... ela ja vai fazer 4 meses! Mas li tb que era bom fazer isso assim q nascia após as mamadas! Obrigada por participar Tati! bjs

    ResponderExcluir
  5. Tati, adorei sua contribuição. Muito obrigada por participar conosco do blog e ser nossa leitora.

    Mamãessss, a pediatra do Erik disse q porinquanto não preciso me preocupar já que ele mama exclusivamente no peito, mas li que é bom limpar e cultivar o hábito desde que nasce. Quando introduzir os suquinhos vou fazer isso.

    bjsssss

    ResponderExcluir
  6. OI Meninas!!
    Espero que tenha ajudado!!
    Estou sempre por aqui!!
    Adoro todas vocês, mesmo que nosso contato seja apenas "virtual"!!!

    Bjs

    ResponderExcluir