quarta-feira, 17 de agosto de 2011

6

10 princípios da Paternidade

Eu continuo no clima de dia dos Pais. Este post são para todos, independente de sexo, aumentar a difusão de informação e experiência para papais de primeira ou de muitas viagens. Notei que tem aumentado o número de blogs, sites, livros, etc, para este público. Por mim, pode aumentar muito mais ainda porque acredito que Pais são únicos e insubstituíveis nas nossas vidas e quanto mais for estimulada a participação, a valorização deles na vida dos filhos, estaremos contribuindo para um mundo melhor.

Um dos sites que gostei e recomendo é o http://dadsworld.com. E vou resumir um dos textos deles que adorei.


1 - Defina suas prioridades: Decidir o que é realmente importante para você. Reserve sua energia para as questões importantes e não gaste com coisas sem importância. Projete sua vida em torno de princípios construídos por você e sua família.

2 - Faça a sua vida um exemplo para seus filhos: Deve ser tanto "Seja o que sou" como  "Faça o que eu digo." Disciplina é para os pais em primeiro lugar (adorei isso!). É por isso que é tão difícil. As crianças aprendem o que observam mais do que por aquilo que dizemos a eles. Ser o tipo de exemplo e modelo que merece respeito.

3 - Estudo de seu filho: Conheça, observe e converse com seu filho. Estar no momento com seu filho, realmente em sintonia com eles, não apenas na mesma sala.

4 - Tenha cuidado para não esmagar o seu filho: Você não deve agir por meio de intimidação verbal ou física. Seu objetivo final é educá-lo para escolher direito para si mesmo, de coração, mesmo quando você não estiver por perto. Certifique-se de capacitar os seus filhos, não abafar o seu entusiasmo.

5 - Ensine seu filho a se controlar: Ouvir muitos "Não!" e sobreviver a frustração que vem automaticamente com ele dá força e ajuda a controlar seus impulsos e frustrações. Claro que ajuda se você está modelando auto-controle para ele.

6 - Exigir obediência: Diga sim sempre que possível. Mas, quando você diz não, seja claro também. Quantas vezes você já viu os pais não seguir com disciplina? Isso cria falta de respeito na criança à autoridade. Seja o pai.

7 - Ensine respeito pelas outras pessoas: Respeito começa em casa. Ao aprender o respeito em tenra idade, as crianças verão que as pessoas e as coisas não devem ser alvos de sua ira. 

8 - Ensine o trabalho duro: A partir de uma idade muito precoce, a criança deve ser um membro de ajudar a unidade familiar. Isto requer paciência, ensino, criatividade. Ensine seus filhos que você tem na vida que você merece, não o que você quer. Não pedir, mendigar ou roubar. Essa é uma lição de vida importante para todos nós.

9 - Dar muitas recompensas. Punição ensina o que não fazer. Você quer ensinar seu filho que o bem e o prazer andam juntos da mesma forma como o pecado e a dor. Bondade, recompensa, boas obras e obediência, alegria. Ser uma família positiva e criar um ambiente divertido para os seus filhos crescerem.

10 - Esqueça sentimentos de culpa: Todos nós cometemos erros, as crianças e pais. Crianças preferem viver com um pai que faz um erro ocasional do que com alguém que nunca se preocupa o suficiente para discipliná-los em tudo. Ninguém é perfeito.

Também recomendo o site http://www.fathers.com. Para encerrar, conselho dos meus amigos papais: "Se valorize e aproveite o máximo dos seus filhos e da sua família: felicidade garantida para o presente e o futuro!"

E quem tiver mais dicas legais para Papais, deixe nos comentários.


6 comentários:

  1. Ana, adorei...dicas muito importantes!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei amiga! Vou jajá mostrar para o marido, tbm vai gostar! =]
    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post flor!
    os pais tem que ser exemplo (principalmente).

    Estou te seguindo, visite o meu blog também!
    Beijos
    Sandra
    http://flordemeninaacessoriosbaby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Amei esse post! É tudo que acredito e uso no meu dia a dia. Acho super importante educar e principalmente dar limites. Tudo com muita conversa e amor, claro.

    Beijosss

    Flavi

    ResponderExcluir
  5. princípios básicos e importantíssimos...
    se fossem seguidos estes e mais uns outros, não muitos, tenho certeza de que o mundo estaria bem melhor.
    acho que meu esposo tá mais doido pra ter um filho que eu... vou mostrar o post pra ele

    http://olhardepsicologa.blogspot.com

    ResponderExcluir