quarta-feira, 3 de agosto de 2011

12

O cocô do bebê amamentado exclusivamente com leite materno

  O assunto hoje é fedidinho mas, muito interessante porque é um dos principais temas de conversas entre nós por um bom tempo: "qual a cor, textura, frequência, quantidade, cheiro e etc, do cocô do bebê?". 

  Desde que Erik nasceu eu leio bastante sobre isso porque meu sobrinho fazia cocô toda vez que mamava, aproximadamente a cada 2 ou 3 horas. Já o Erik, desde o 1º mês fazia a cada 2 dias. O tempo passou e começou a ser uma vez por semana. Poucas vezes, aconteceu de ser entre 8 e 10 dias. E ele não tem cólica, não se incomoda, não chora por isso (só por fome e colo) e é super bem humorado. Fomos em 3 pediatras, pesquisamos muito, conversamos com vários pais e aprendemos: não existe frequência certa para todos bebês fazerem cocôs.  É normal um bebê amamentado exclusivamente no peito ficar até 15 dias sem eliminar fezes, se elas forem de cor e consistência normal quando vierem. Porém, caso o bebê passe dias com dores, cólicas e fique muito incomodado, sem dormir, consulte o pediatra. Pode ser que ele indique um laxante natural ou o uso de supositório de glicerina para recém-nascidos. Bebês com amamentação exclusiva tem prisão de ventre raramente (cocô de bolinha).

  Como eu não dei leite artificial para o meu filho, não vou comentar e vou deixar o assunto para outra mamãe que passou por isso e entende. Alguém se habilita? Todas estão convidadas (deixe comentário) e em breve faremos um post sobre isso. Além disso, escolhi este tema porque estamos na Semana Mundial da Amamentação: uma experiência 3D (tempo, lugar e comunicação). Aproveito para enfatizar o quão importante é este ato para o bebê e para a mãe, fonte de amor, saúde, segurança, nutrientes, anticorpos e muito mais.


   
1. Mecônio

Este é o nome dado às primeiras fezes que o bebê evacua após nascer e até aproximadamente o quarto dia de vida. São bem escuras, pretas ou esverdeadas, quase não tem cheiro e precisamos conferir com frequência a fralda para saber se ela está suja.





2. Cocô normal
Após a eliminação do mecônio, as fezes mudam de cor indicando que o intestino do bebê está em funcionamento normal. São muito variadas as cores das fezes normal de um bebê amamentado no peito: podem ser cor mostarda clara ou escura, amareladas, amarronzadas ou amarelo-esverdeadas. 
A textura é líquida, viscosa ou semi-pastosa com pequeninos carocinhos. Tem odor mas, bem mais fraco que o de fezes adultas e ás vezes tem cheiro doce.


3. Cocô verde
Existem vários motivos que fazem as fezes do bebê serem verdes, verdes escuras ou quase pretas. 

Suplemento de ferro nas fezes: É normal ficar nestas cores se o bebê toma este suplemento. Porém, se o seu filho não toma isto e tem as fezes desta cor, conte e mostre ao pediatra logo para ele fazer o diagnóstico correto (pode ser sangue digerido nas fezes ou outros fatores).

Icterícia: Um bebê que tem icterícia pode ter fezes escuras ou esverdeadas. Isto normalmente desaparece quando o bebê está fora das luzes de bilirrubina.


Sensibilidade para lácteos: Alguns bebês amamentados são muito sensíveis a certos alimentos na dieta da mãe. Se seu bebê está tendo problemas com fezes verdes escuras e com muco ou sangue, ou uma erupção cutânea, ele pode ser sensível a algo em sua dieta. Produtos lácteos são uma das causas mais comuns das alergias alimentares em bebês. Se você acha que isso pode ser o problema, tente eliminar o leite e produtos lácteos de sua dieta. Pode levar algumas semanas para ver os resultados de uma dieta de eliminação de leite. Converse com o pediatra.

Colostro: Se o bebê tem aleitamento materno exclusivo e suas fezes são verde espumante, pode ser um resultado de um desequilíbrio do leite que ingere. Quando uma mãe amamenta o primeiro leite que sai (colostro) é mais fino e tem menos gordura. Depois de ter amamentado por um tempo, você vai começar a produzir leite mais gorduroso chamado leite posterior. Bebês que recebem muito do colostro e não o suficiente de leite posterior, às vezes têm problemas com fezes verde e dores de barriga. Deixe o bebê ter uma boa alimentação em um peito até esvaziá-lo totalmente. 


Outras razões: Às vezes os bebês só tem cocô de cor esverdeada. A gama de cores em cocôs de bebê pode variar muito. Qualquer intervalo de mostarda, amarelo esverdeado ou verde amarelado é muito normal para um bebê. Se o bebê está ganhando peso e está feliz, então não há nada para se preocupar.

4. Cocô com muco
Cocô verde com listras brilhantes ou reluzentes significa que há muco nele. Isso às vezes acontece quando um bebê engole saliva (bába) com muita frequência, uma vez que o muco na saliva muitas vezes passa sem serem digeridas.

Muco nas fezes, também é um sinal indicador de uma infecção ou alergia. Se for acompanhado por outros sintomas ou aparece na fralda de seu bebê por dois dias ou mais, chame o médico para descartar qualquer problema.



5. Diarréia
Em bebês, a diarréia parece ser composto de água mais sólidos, fezes aquosas e com odor forte. Pode ser amarela, verde ou marrom e podem infiltrar-se ou "explodir" para fora da fralda. A diarréia pode ser um sinal de uma infecção ou alergia, e se prolongada por um tempo sem ser tratada, pode levar à desidratação. Chamar o médico se o bebê é de 3 meses de idade ou menos e se você encontrar duas ou três fraldas cheias de diarréia ou se continua com diarréia há mais de um dia. É também aconselhável chamar o médico se a diarréia do seu bebê contém sangue visível ou muco e se apresenta outros sintomas.

Fato engraçado: Erik sempre soltou muitos puns constantemente, independente de que colo esteja. Os puns são tão fétidos que todos acham que ele fez cocô e eu que sei bem como é a frequência deste evento dou risada junto com o Erik, que já prega susto nas pessoas.

12 comentários:

  1. Vixe! Arthur já fez todos esses modelos rss...

    Ah! Ele também me engana com os "ventinhos" mal cheirosos, eu quase sempre acho que é caquinha :S

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. AI FIQUEI EMOCIONADA AO VER O ESSES COCOS SRSRSR, QUE SAUDADES, DO MEU FILHO QUANDO ERA BEBEZINHO.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Aiii q saudade de ver só esses cocozinhos rs no começo era até cheiroso, cheirinho de doce de leite...rs agora com as papinhas o cheiro, quero dizer, o bicho pega rsrs

    ResponderExcluir
  4. É, muito interessante e informativo, e ilustrativo!rs
    ótimo post!
    beijocas Ana querida

    ResponderExcluir
  5. O Edu que toma formula faz cocô todo dia, quando não faz fica bem incomodado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. meu bebe tem um mes e esta a dois dias sem fazer coco,isso me deixou preucupada mas ja sei q e normal.

    ResponderExcluir
  7. Meu bebe de 1 mes toma formula e faz coco 1 vez ao dia , mas tem muita colica e o coco é firme parece massinha e a cor é castanha e tem um cheiro forte , queria saber se é normal

    ResponderExcluir
  8. meu bebe tem 6 meses e tava muito griou pado com catarro tomou antibiotico ja parou dou eu diarreia e ja tomou um remedio para flora intestinal o florax as fezes dele ta verde com uns pontos brancos o que e isso

    ResponderExcluir
  9. Pois estou aguniada pq meu bebe tem 1 meses e passa 8 dias para fazer coco, ja levei no padiatra, falou q é normal, mesmo asim mñ mim conformo, ele ñ reclama de dor é muito tranquilo. aff

    ResponderExcluir
  10. O meu bebê faz cocô, mais de duas vezes ao dia e o pediatra diz que é normal. Ele está com 20 dias e acho ele magrinho.....

    ResponderExcluir
  11. meninas peço ajuda,depois que li este post fiquei mais preocupada com minha filha.Ela vai fazer 4 meses dia 05/08, e sempre faz coco com muco e ultimamente tem estado esverdeado. Gostaria muito de ajuda,se alguem ja passou por isso,me falem. Preciso consultar um medico??

    ResponderExcluir