quarta-feira, 29 de junho de 2011

7

Novo Resultado do Sorteio

Tivemos que fazer o sorteio novamente, pois infelizmente a Glauh Pima não entrou em contato, e já se passaram as 48hr do prazo.
Dessa vez com 21 inscrições, o numero sorteado foi...
coincidentemente novamente o ultimo número, que corresponde a...

só clicar na imagem para aumentar!

Parabéns Caroline Silva!
Ela seguiu todas as regrinhas, e ganhou também com a chance extra do facebook!
Já estamos lhe enviando um e-mail, e esperamos seu retorno em 48hr se não faremos mais um sorteio!

Quem quiser conferir novamente o sorteio (e novamente o sorriso da Clarice rsrsrs) confira o vídeo abaixo:

terça-feira, 28 de junho de 2011

5

Mamãe nova no DE MÃES PARA MÃES!

É com muita honra e alegria que inicio minha coautoria no blog “DE MÃES PARA MÃES”, agradeço de coração o convite e seleção para integrar essa turma de mamães!
Esse é um cantinho que eu já considerava meu de tão em casa que eu me sentia e que faço agora parte da equipe dessas super mamães... super não porque são perfeitas, mas porque amam com toda a força seus filhos e tentam ser a melhor mãe que podem ser... exatamente como eu!
Passarei a escrever algo sobre gestação, maternidade e afins nas terças feiras!
Hoje começo apenas me apresentando:
Sou a Bruna Galves, hoje mais conhecida como mamãe do Pedro!
Moro em Itu-SP, cidade conhecida por ter tudo grande, exceto eu que sou baixinha! Sou casada há 4 anos com o Fernando, temos uma “primogênita” de quatro patas, a Menina, uma cachorra Lhasa apso linda e terrível. Sou microbiologista, trabalho com desenvolvimento de produtos químicos, tenho 30 anos.
Estou vivendo a fase mais deliciosa e intensa da minha vida, a maternidade... A frase “só sabe quem já passou por isso” nunca fez tanto sentido para mim, hoje eu entendo que amor de mãe só é possível compreender quando se é mãe, por que é um amor tão forte que chega a doer, como pode? Se você é mãe você sabe que pode!
O Pedro, nosso Tiquinho de Gente, como eu o chamava desde o início da gestação, veio completar nossas vidas em 24 de janeiro de 2011, lindo, um tesouro de Deus!
Ter encontrado as mamães do “DE MÃES PARA MÃES” no momento mais intenso da minha vida, ou melhor, das nossas vidas, fez com que a amizade fosse estreitando e esse blog me parece o resultado disso! Por isso é que com grande satisfação você passará a me encontrar por aqui todas as terças feiras!
Se quiser saber mais da minha história é só me acompanhar no “Mundo de Pedro”!

Até terça que vem!
Bru

segunda-feira, 27 de junho de 2011

10

Resultado Sorteio

Muito obrigada a todos os participantes!
Pedimos desculpas pelo adiamento do sorteio, demorou mas saiu!
O numero sorteado foi....



Que corresponde a...

só clicar na imagem para aumentar!

Parabéns Glauh Pima!
Ela seguiu todas as regrinhas, e ganhou com a chance extra do facebook!
E se inscreveu por ultimo, pois a inscrição anterior dela havia sido cancelada!
Que sorte heim menina?
Já estamos lhe enviando um e-mail, e vamos aguardar seu retorno em 48hr, caso não entre em contato faremos outro sorteio!

Quem quiser conferir o sorteio (e um sorriso da Clarice rsrsrs) confira o vídeo abaixo!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

12

Alimentação dos bebês - Etapa 1

A hora de trocar o leite materno exclusivo por outros alimentos é de deixar qualquer mamãe de cabelo em pé. Afinal, trata-se de uma transição grande e importante, que requer período de adaptação, paciência, criatividade e muito amor.

Aqui em casa, não sei se por sorte ou porque estou fazendo algo direitinho (ou quem sabe as duas coisas), a coisa está funcionando muito bem. Sem choro, sem drama, sem sofrimento... Apenas com uma linda boquinha aberta esperando a próxima colherada. É por isso mesmo que resolvi compartilhar com vocês essa minha experiência, contando detalhadamente sobre como tudo tem acontecido.

Miguel está com quase 5 meses. Em 2 semanas e meia eu volto a trabalhar. Pesquisando e conversando bastante com a pediatra, decidimos que a introdução de novos alimentos à dieta dele seria feita por mim, antes de minha volta ao trabalho. E esta é a primeira dica que dou: se esta é uma fase tão nova e que pode despertar tanto stress no bebê, então que a mamãe cuide dela. Certamente o fato de a mudança ser feita por alguém em quem o bebê confia plenamente será de grande valia. Não deixe a tarefa para escola / creche / babá / vovó / cuidador.

É necessário parcimônia ao oferecer novos alimentos. Ou seja: não ofereça tudo de uma vez ao seu bebê. Você precisa aocustumá-lo aos poucos aos novos sabores e, ainda, precisa ver a reação que cada um dos alimentos provocará no organismo. Devemos estar atentas a possíveis alergias e a alimentos que prendam ou soltem demais o intestino.

Começamos pelas frutinhas (estou chamando de Etapa 1 no título deste post): sucos pela manhã e papinhas à tarde (sempre em intervalos entre mamadas - elas não devem ser cortadas, muito menos de uma vez!). Os seguintes ingredientes são os mais indicados:

- Para os sucos
Laranja (serra dágua ou lima - as demais são ácidas)
Pera com laranja (utilizo a pera willians, que é docinha e macia)
Maçã com laranja
Mamão com laranja
Cenoura com laranja

Nota: 100 a 150ml é o suficiente. O suco NÃO substitui mamadas.

- Para as papinhas
Banana amassada (a princípio, banana prata)
Mamão amassado
Pera raspadinha
Maçã raspadinha

Nota: Evite triturar ou liquidificar papinhas. É necessário - desde já - estimular a mastigação.
Nota 2: As papinhas de frutas também NÃO substituem mamadas. Pode ser apenas que atrasem um pouco o próximo leitinho.

Observação importante: os sucos e as papinhas devem ser 100% fruta. Não misture água e, principalmente, não coloque açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante (isso só faria surgir um péssimo hábito).

Se não tiver sucesso na primeira vez em que oferecer um alimento, não considere que a criança "não gostou". Para chegar a essa conclusão, é necessário oferecer o mesmo alimento 20 vezes (em dias diferentes, claro)!

Esteja atenta às reações do sistema digestivo. O cocô do bebê certamente vai mudar, mas ele não deve ter dificuldade para evacuar. Isso aconteceu com o Miguel. Ele passou a fazer cocô cerca de 3 vezes por dia, mas com grande dificuldade. O cocô saía aos poucos e com consistência de massinha de modelar. Não pode. Tivemos de fazer adaptações:

- Trocar a banana prata pela banana nanica
- Suspender a maçã e a cenoura
- Oferecer mais mamão

Mesmo assim, o intestino continuava preso. Aí o jeito foi apelar para a ameixa. E tenho feito assim: toda noite, coloco 2 ameixas secas de molho num copo com água filtrada. Pela manhã, ao fazer o suco, bato junto uma das ameixas (a outra eu mesma como rsrs). A água que fica no copo também é aproveitada. Miguel, que ainda não aceita bem a água, passou a tomar água misturada com um pouquinho da água da ameixa. Vantagem dupla: ele bebe água e ajuda o intestino.

O suco preferido: laranja + mamão + ameixa. Miguelzinho toma tudo e chora querendo mais!!! Fica mesmo uma delícia; docinho, docinho.

Para saber mais sobre alimentos que prendem, soltam o intestino ou provocam gases, clique aqui. Esse link me foi passado há alguns dias pela amiga Aline Martins, no Facebook. Obrigada, Aline.

Dica: Tente oferecer o suco em copinho em vez de mamadeira. A transição depois é bem mais fácil (já sabemos que tirar o hábito de tomar mamadeira não é tranquilo!).
A minha ideia, antes de eu precisar dar complemento de L.A. ao Miguel, era nem apresentar mamadeira a ele; pular direto para o copinho. Como não foi possível e eu precisei complementar, hoje ele toma o leite na mamadeira e o suco no copinho.
Importante: escolha um copo com válvula antivazamento, que permita que o fluxo seja controlado por meio da sucção. Um copo comum pode fazer com que o bebê se engasgue devido ao grande volume de líquido que sairá de uma vez. Nós usamos e aprovamos o copo Soft Color, da Kuka.

Bom, passada a fase de adaptação a essa primeira fase (e tendo obtido sucesso), comecei a arriscar outras frutinhas:

- Papinha de Manga
- Papinha de Avocado (o abacate comum é pesado e gorduroso demais)
- Suco de Melancia

Há alguns dias, encontrei links super interessantes sobre introdução de novos alimentos e sobre preparo dos suquinhos. Vale a pena dar uma olhadinha.

Na próxima semana (1 mês após começar a oferecer as frutinhas), iniciaremos o que chamarei de "Etapa 2": a introdução das papinhas salgadas. Essas sim substituem uma mamada e, certamente, merecerão um post exclusivo. Farei isso em algumas semanas, tão logo eu saiba o que falar. Por enquanto, espero que essas dicas para a Etapa 1 ajudem algumas mamães.

E vamos torcer para que as boquinhas continuem abertas, ansiosas pela próxima colherada!

Beijossss,




terça-feira, 21 de junho de 2011

4

Sorteio da Caneca - ADIADO

Como prometido, o sorteio seria realizado hoje.
Mas ontem ao conferirmos as participantes (e são muitas!!!!), infelizmente mais da metade seria desclacificada!
Por isso resolvemos adiar o sorteio, colocarei a lista com o nome de todas que passaram nas regrinhas, quem não encontrar seu nome, pode participar novamente dessa vez seguindo pelo menos as regrinhas principais que são seguir este blog e o do Brindando!
Os nomes que estiverem repetidos na lista são as chances extras com as divulgações, se você seguiu as regrinhas, fez divulgação mas seu nome so apareceu uma vez, talvez o link que você enviou da divulgação estivesse errado ou não diretamente para onde havia divulgado!
Daremos mais 1 semana, e quem não se inscreveu pode se inscrever, ate o dia 27/06 até o meio-dia, e a tarde divulgo a ganhadora!

Relembrando as regrinhas:

- Seguir publicamente o blog De Mães para Mães e o Blog Brindando
- Morar no Brasil
- Enviar e-mail para demaesparamaes@gmail.com, avisando que está participando e informando o seu nome de seguidora e o link das chances extras.

Para ganhar chances extras, você pode:
- Divulgar o blog e a promoção no twitter
- Divulgar o blog e a promoção no seu blog
- Divulgar o blog e a promoção no facebook

As chances extras só serão aceitas com links direto para a divulgação

Listas das participantes:

Luciana Fiuza
Rosi Costa Caleffi
Carol M
Carol M (chance extra - twitter)
Taniguá

Taniguá (chance extra - facebook)
Taniguá (chance extra - blog)
Raquel Melo

Fátima
Fátima (chance extra - blog)
Fátima (chance extra - twitter)
munhozvera78

munhozvera78 (chance extra - facebook)
munhozvera78 (chance extra - blog)
Josele Lopes

Claudia Anjos
Eduarda Barbosa
Caroline Silva
Caroline Silva (chance extra - blog)
Caroline Silva (chance extra - twitter)
Caroline Silva (chance extra - facebook)


Corre para não perder!!!

domingo, 19 de junho de 2011

2

Amamentação x antibióticos

Passamos pelos nove meses de expectativa para ter nossos filhotes em nossos braços, dai vem a saga da amamentação, como já comentamos, para umas é fácil, para outras bem difícil, mas, e quando fatores externos querem atrapalhar esse caminho que demoramos tanto para conseguir?

Algo que possa atrapalhar a amamentação é quando surgem os antibióticos, a primeira coisa que se deve saber, médicos que não são pediatras imediatamente cortam a amamentação, fale com seu pediatra e tenha certeza se realmente precisa cortar a amamentação, às vezes nem é necessário, apenas um acompanhamento com o bebê já é suficiente.

Mas para facilitar nossas vidas, existe um site o http://www.e-lactancia.org/, onde você pode pesquisar o seu remédio, e tirar sua duvida sobre poder ou não amamentar.

O site é em Espanhol, de fácil entendimento, e muito útil para aquela mãe que não quer deixar de amamentar o seu filhote e também não quer abandonar seu tratamento para isso.
Assim, todos saem ganhando!

Site indicado pela Mamãe Larissa.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

6

Liberdade e respeito pra ser mãe do meu jeito - Blogagem Coletiva

Hoje é o último dia para esta blogagem coletiva. Todas as amigas entenderam muito bem o espírito da coisa e falaram, principalmente, sobre o quanto é ruim e opressor ouvir tantas críticas durante essa fase tão importante, que é o momento em que nasce uma mãe.

Concordo com tudo o que disseram. Realmente há - e sempre haverá - quem queira gritar que é melhor mãe que você, que o filho é melhor que o seu, que faz tudo de maneira mais correta que você, que na casa dela as coisas são bem mais tranquilas do que na sua, que tem mais experiência que você e que você deveria seguir a receita dela e, claro, ter a sorte que ela tem, etc. etc.

Pois bem. Realmente para uma mãe de primeira viagem determinadas críticas podem ferir, mas se há uma frase que tenho como estilo de vida é "Assombração sabe para quem aparece". Imponha-se! Seja mais você sobre todas as coisas. Aceite sim dicas carinhosas dadas por pessoas que estão diariamente ao seu lado, mas pare de dar ibope a quem quer te convencer que é melhor que você. (prontofalei)

Sabe quem é a melhor mãe do mundo?
Eu!
Para o MEU filho.
E você!
Para o SEU filho.


E este é o meu jeito de ser mãe, como sempre foi o meu jeito de simplesmente ser: Adoro compartilhar opiniões, experiência, ideias. Detesto, não suporto e simplesmente não aceito que alguém queira me subjugar.

Respeito sempre. E exigo ser respeitada. E deixo isso claro. E sou muito mais feliz assim.

A maternidade me fez ainda mais forte. E estou certa de que cada mãe tem também nos olhos de seu filho todo o motivo do mundo para mostrar força e ignorar (e revidar somente quando necessário) quem queira lhe arrancar a certeza de que - do seu jeito - você é a melhor mãe do mundo!

Beijos às mamães - doces fortalezas,





segunda-feira, 13 de junho de 2011

25

Aderência pós-cesárea

Após passar por uma cirurgia onde me foi detectada a aderência pélvica devido a cesárea, eu quis pesquisar um pouco mais, e descobri que as aderências são mais comuns do que imaginamos, e que devemos preveni-las conversando com nossos médicos.

As aderências podem ocorrer devido a qualquer cirurgia com corte feito no abdomem, entre elas está a cesárea.

Como são feitos vários cortes até a chegada no útero, as aderências pós-cesáreas podem ser mais doloridas do que outras cirurgias, podendo acorrer que todas as camadas de tecido vivo que foram cortadas, grudando assim, umas nas outras, formando as aderências pélvicas.

Dependendo do tipo de dor, não se é necessário fazer uma cirurgia para remover essas aderências, quanto menos mecher, melhor.

Após uma cesárea pode-se não ocorrer as aderências, podem ocorrer mas muito pouco (no meu caso) ou podem ocorrer obstruindo assim o intestino e também causando infertilidade.

As dores causadas pela adêrencia podem surgir 3 dias após o parto ou 5 anos após a cirurgia, ou simplesmente nunca incomodar.

Encontrei um texto maravilhoso explicando detalhadamente o que são as aderências, retirei alguns trechos que achei interessante, mas quem quiser conferir o texto completo, só acessa-lo aqui: Aderências pélvicas – O que as mulheres devem saber...

"Todos os órgãos abdominais e pélvicos, excepto os ovários, estão pelo menos parcialmente envolvidos numa membrana transparente denominada peritoneu. Quando o peritoneu fica traumatizado durante uma cirurgia ou de qualquer outra forma, o local que sofre o trauma fica inflamado. A inflamação é normal, fazendo mesmo parte do processo de cicatrização. Mas a inflamação também contribui para a formação de aderências, encorajando o desenvolvimento de faixas fibrosas de tecido cicatricial (denominadas matriz de fibrina)."

"As aderências são uma ocorrência comum após uma cirurgia pélvica ou abdominal. As aderências também são vulgares nas mulheres que sofrem de doença inflamatória pélvica (DIP), endometriose ou doenças sexualmente transmissíveis. As probabilidades de se formarem aderências após uma cirurgia e os problemas que daí podem resultar variam com base em variados factores - por exemplo, o tipo de cirurgia efectuado, o número de cirurgias efectuadas anteriormente, a técnica cirúrgica utilizada durante o procedimento e a sua própria predisposição individual para a formação de aderências."

"O que devo perguntar ao meu médico acerca das aderências?
É importante relembrar que, apesar de as aderências serem um resultado vulgar das cirurgias, não são inevitáveis. Mesmo que se formem aderências, nem sempre elas causam dor ou outros problemas. Até agora, nenhum método conseguiu ainda prevenir as aderências em 100% das vezes. A sua história clínica, incluindo quaisquer cirurgias anteriores, e o seu estado actual, assim como as opções cirúrgicas, são apenas alguns dos factores a ter em consideração quando estiver a avaliar, juntamente com o seu médico, o risco que corre de desenvolver aderências e determinar a abordagem de tratamento que melhor se adequa à sua situação.

Como as aderências são uma complicação comum e potencialmente grave, é muito importante falar sobre elas com o seu médico e ficar a saber o máximo possível sobre aquilo que ele pensa fazer para reduzir as probabilidades de formação de aderências. Pode ser útil estar preparada para fazer as seguintes perguntas:

* Qual a probabilidade de se formar aderências em consequência desta intervenção cirúrgica?
* O que pode ser feito durante a intervenção para ajudar a prevenir a formação de aderências?
* A utilização de um método de barreira para prevenção de aderências é adequada ao meu caso?
* Quais são os sintomas de aderências para os quais devo estar alerta enquanto estiver a recuperar da intervenção cirúrgica?"

"A prevenção das aderências é uma das coisas que deve discutir com o seu médico durante a fase de preparação de uma cirurgia ginecológica."

Saber um puco a mais não faz mal a ninguém, converse com seu médico e se previna!

Quem tiver a curiosidade e quiser ver uma imagem de uma adêrencia entre intestino e parede abdominal (foi assim a minha, mas a foto não é minha ok?!), só clicar aqui, e quem quiser ver uma aderencia na parede uterina só clicar aqui.

Para saber um pouco como descobri que tinha aderência devido a cesárea só dar uma passadinha no meu outro blog Mother Headbanger, esse link te redicionara direto para a postagem sobre isso.


Obs.: Por favor, sem comentário do tipo Parto Cesárea x Parto Normal, com julgamentos!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

19

Dossiê Fraldas

Bom... este assunto interessa a todas as mamães e, principalmente, às futuras mamães: FRALDAS.

Lembro-me muito bem que tive dúvidas ao preparar o enxoval do meu Miguel e, então, acabei optando por dividir as compras entre Pampers e Turma da Mônica.

Durante o primeiro mês do Miguel, só usamos Pampers New Baby (é igual à Noturna e Diurna, porém nos tamanhos RN, XP e P.). É a melhor, sem dúvida. Daí que, depois de se acostumar a essa delícia de fraldinha, Turma da Mônica não desce goela abaixo! E eu teria percebido isso se, simplesmente, tivesse aberto um pacote de cada fralda para fazer a comparação. Mas nem pensei nisso...

Então, fica a dica para quem está preparando o enxoval: abra um pacote antes de fazer estoque de qualquer fralda. Muito provavelmente a sua impressão comprovará os dados deste dossiê.

Começo dizendo, de maneira sucinta, que Pampers é a melhor marca. Gosto de todos os modelos. E detesto Turma da Mônica, pois tive sérios problemas (veja aqui). No meio do caminho, conheci outras marcas de que gostei muitíssimo. Juntei às minhas impressões as várias opiniões que me foram passadas por e-mail (Obrigadíssima, queridas amigas) e, então, elaborei o dossiê abaixo. Espero que seja útil.



Marca: Pampers
Modelo: Supersec
Preço médio por fralda M: R$0,58
Pontos Positivos: É macia, não vaza e, por ser bem cavada e sem elástico na lateral, é muito confortável.
Pontos Negativos: É de plástico (embora um plástico macio e de boa qualidade), o que pode causar alergia em algum bebê.
Balanço Geral: É a mais simples (e mais barata) da Pampers. A meu ver, vale mais do que o valor que pagamos por ela. Recomendo sim, com uma ressalva: faça um teste no seu bebê antes de fazer um estoque desse modelo!

Marca: Pampers
Modelo: Total Confort
Preço médio por fralda M: R$0,64
Pontos Positivos: É macia, não vaza e não é grossa.
Pontos Negativos: Não chega a ser um problema, mas podia ser um pouco mais cavada.
Balanço Geral: Excelente. É o modelo intermediário da Pampers. Minha aposta para futuras mamães que queiram fazer o enxoval.

Marca: Pampers
Modelo: New Baby (RN, XP e P) e Noturna e Diurna (M em diante)
Preço médio por fralda M: R$0,73
Pontos Positivos: A melhor fralda, sem dúvida: extremamente macia, confortável, não vaza, veste bem, etc. etc.
Pontos Negativos: Não há. (o preço é dos mais altos, mas - a meu ver - a fralda vale)
Balanço Geral: Simplesmente a melhor fralda. Super recomendo. Como ela é cara, optei por usar somente à noite. PERFEITA!

Marca: Turma da Mônica
Modelo: Tripla Proteção
Preço médio por fralda M: R$0,46
Pontos Positivos: Não vaza (mas os problemas são tantos, que - a meu ver - esse nem chega a ser um ponto positivo).
Pontos Negativos: É dura, grossa, o elástico machuca a perninha, o tamanho não corresponde ao indicado na embalagem, parece que há um papelão na cintura, etc, etc. etc.
Balanço Geral: A fralda mais barata da TM e, sem dúvida, a pior fralda que testamos. Péssima. Não recomendo por nada em nenhuma situação.

Marca: Turma da Mônica
Modelo: Soft Touch
Preço médio por fralda M: R$0,72
Pontos Positivos: Não vaza, possui fecho de velcro (não cola na pele do bebê e pode ser recolocado quantas vezes forem necessárias).
Pontos Negativos: É um pouco grossa e dura (embora seja de algodão); não parece muito confortável. É pequena em relação ao tamanho indicado na embalagem.
Balanço Geral: É uma fralda cara que, a meu ver, deveria trazer mais benefícios. Definitivamente não vale o que custa. Não recomendo.

Marca: Turma da Mônica
Modelo: Conforto Noturno
Preço médio por fralda M: R$0,76
Pontos Positivos: Não vaza, possui fecho de velcro (não cola na pele do bebê e pode ser recolocado quantas vezes forem necessárias), é macia e veste bem.
Pontos Negativos: a mais cara da TM.
Balanço Geral: A meu ver, a única fralda da TM realmente boa. Recomendo apenas se estiver em promoção e mais barata que a Pampers Total Confort.

Marca: Johnson & Johnson
Modelo: Toque de Proteção
Preço médio por fralda M: R$0,60
Pontos Positivos: Não vaza, é muitíssimo macia e veste bem. É super confortável, já que o modo como fecha não incomoda os movimentos da perninha. Tem um cheirinho delicioso.
Pontos Negativos: O fecho não aceita ser recolocado muitas vezes (perde a cola).
Balanço Geral: Como possui cheirinho (não é forte quando se pega uma única fraldinha; é uma delícia), pode provocar alergia em algum bebê. Assim, faça um teste no seu bebê antes de fazer um estoque desse modelo!

Marca: Huggies
Modelo: Natural Care
Preço médio por fralda M: R$0,73
Pontos Positivos: Não vaza, é macia e veste bem. Além disso, é muito lindinha.
Pontos Negativos: O preço, somente.
Balanço Geral: É bem cara. Recomendo apenas se estiver em promoção e mais barata que a Pampers Noturna e Diurna.

Marca: Loney Tunnes
Modelo: 12 horas
Preço médio por fralda M: R$0,41
Pontos Positivos: o preço
Pontos Negativos: Há fraldas com defeito nos pacotes (tiras soltas), é dura e vaza muito.
Balanço Geral: De acordo com as amigas que testaram essa fralda, ela NÃO é recomendada.

Marca: Sapeka
Modelo: Sapeka
Preço médio por fralda M: R$0,37
Pontos Positivos: o preço
Pontos Negativos: vaza muito.
Balanço Geral: As amigas que testaram essa fralda JAMAIS voltariam a comprar.

Marca: Disney
Modelo: Bebê Sequinho (Nova Cremer)
Preço médio por fralda M: R$0,44
Pontos Positivos: É cheirosa
Pontos Negativos: Vaza muito
Balanço Geral: As amigas que testaram essa fralda não a recomendam.


Ressalto que este dossiê reflete a minha opinião e a opinião da maioria das mamães que colaboraram com o post. No entanto, recebi pontualmente opiniões absolutamente contrárias; o que nos mostra que não há receita pronta, mas que - certamente - esse post pode funcionar como um norte.

Beijosss


terça-feira, 7 de junho de 2011

8

Noticia: Grávida de 2 bebês com 1 semana de diferença


A probabilidade é de um a cada cinco milhões, mas aconteceu com Angie Cromos, 34 anos. A americana, de Utah, nos Estados Unidos, está grávida de dois bebês e revelou que eles não são gêmeos e irão nascer em dias diferentes. Ela tem uma doença rara conhecida como Utero Didelfo, o que significa que ela tem dois úteros. Os bebês foram concebidos com 1 semana de diferença.

Em seu primeiro ultrassom, o médico disse a ela que um bebê tinha cinco semanas e um dia de idade e o outro, seis semanas e um dia. Angie, enfermeira do Cottonwood Hospital, disse que sabia ter uma condição uterina rara, mas que não havia afetado suas duas gestações anteriores. A futura mãe admitiu estar nervosa, mas muito animada com o nascimento dos bebês.

Angie e o marido Joel, 33 anos, já possuem 3 filhos – Alex, 8 anos, Luke, 4 anos e Sammy, 2 anos. Ela disse que seu marido não acreditou quando deu a notícia dos dois novos integrantes da família. Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Angie disse que ele não acreditou nela por um tempo.

Os médicos alertaram que, por causa do Utero Didelfo, há risco de parto prematuro e baixo peso dos bebês ao nascerem. O médico Steve Terry disse que ficou surpreso quando a primeira ultrassonografia revelou a gravidez dupla. De acordo com ele, há menos de 100 mulheres em todo o mundo com essa mesma condição. Os bebês, que agora estão em 20 semanas, estão se desenvolvendo normalmente e é provável que seja necessário fazer uma cesárea. A americana terá seus dois bebês no Hospital onde trabalha.

Fonte: Crescer

sexta-feira, 3 de junho de 2011

9

Higiene Natural Infantil

Olá!

O post de hoje deveria ser sobre fraldas (o dossiê), mas:
1- recebemos MUITOS e-mails a respeito (obrigadaaaaa, queridas amigas!) e a mamãe dodói aqui (com um bebê também resfriado) não conseguiu analisar todos, então esse post será o da semana que vem, ok?;
2- estava, desde a semana passada, cismada com um determinado assunto, de tal forma que não resisti em pesquisar um pouquinho sobre ele para conversarmos a respeito.

Sendo assim, o post de hoje é sobre HIGIENE NATURAL INFANTIL

Mas de onde eu tirei isso?
Dia desses, no Programa Mais Você, a Ana Maria Braga mostrou uma foto da netinha dela usando o troninho (peniquinho). Até aí tudo bem, mas... a pequena Joana (a neta) tem apenas 3 meses de vida!!!

É que a mãe da bebê é adepta do método sobre o qual este post se refere!

Apresento, então, trechos de uma matéria sobre Higiene Natural Infantil. Se quiser ler a matéria na íntegra, clique aqui.



Enquanto a maioria das mamães decide entre usar fraldas de pano ou descartáveis, um crescente número de pais defende que a criança não deve usar nenhum tipo de fralda. É isso mesmo! Defensores da higiene natural infantil, também conhecida como retirada precoce da fralda, alegam que é possível treinar o bebê para usar o vaso sanitário logo após o nascimento.

A ideia de deixar um bebê sem fralda pode soar estranha e até mesmo cruel, mas não se trata de nenhum conceito novo. Na verdade, metade das crianças no mundo - principalmente na Ásia e na África - nunca usa fraldas. Elas são todas treinadas para usar o vaso sanitário por volta de 1 ano de idade. Na China, por exemplo, crianças usam uma calça com abertura traseira. Assim, quando a mãe percebe a necessidade da criança, pode levá-la imediatamente para o local adequado. Os praticantes do método da higiene natural infantil também ficam atentos à linguagem corporal da criança, bem como a indícios verbais e de tempo.

Os pais têm recorrido à higiene natural infantil devido a uma série de razões. Obviamente, é uma opção menos nociva ao meio-ambiente e mais barata que as fraldas. Defensores também destacam que os bebês se sentem mais confortáveis sem fraldas (e sem assaduras) e que estar em sintonia com as necessidades das crianças fortalece o elo emocional.

De acordo com Laurie Boucke, que escreveu dois livros sobre o assunto, com a higiene natural infantil, normalmente as crianças passam a usar o banheiro de forma independente aos 2 anos (fonte: Infant Potty Training]. Crianças treinadas pelo método tradicional não utilizam o banheiro antes dos 3 anos em média [fonte: Contemporary Pediatrics].

Mas então, como treinar um bebê de 3 meses a usar o vaso sanitário? Você precisa monitorar sua criança 24 horas por dia para prevenir acidentes? E o que acontece quando você está presa no trânsito e seu bebê sem fraldas sente aquela vontade?


Se você quer aprender a técnica da higiene natural infantil, a chave é aprender a linguagem corporal do bebê. É possível iniciar esse aprendizado a partir do nascimento. As crianças podem não ser capazes de expressar verbalmente sua necessidade de ir ao banheiro, mas elas definitivamente dão indícios. O bebê pode mostrar sinais de incômodo quando precisa defecar ou urinar. Sua tarefa, em poucas palavras, é ler esses sinais e levar a criança ao banheiro logo em seguida.


Os outros fatores chave

Tempo - é bem simples calcular os horários em que o bebê faz suas necessidades. A maioria tem um intervalo bastante regular ao longo do dia e alguns minutos após acordar ou comer. Muitos defensores da técnica dizem que depois de um tempo podem simplesmente "sentir" quando a criança precisa ir ao banheiro [fonte: Natural Wisdom (em inglês)].

Indícios verbais - esta é a parte da comunicação. O bebê comunica sua necessidade e, a seguir, você emite um som especial a ele (normalmente um som de "ssss" ou "shhh"), como se estivesse usando o banheiro. Logo o bebê associa o som à experiência.

Especialistas dizem que é melhor iniciar a retirada da fralda antes dos 6 meses de idade. Depois disso, ainda é possível, mas a criança estará acostumada a usar fraldas e terá mais dificuldade para aprender novos hábitos. Laurie Boucke alega que a maioria das crianças tem um "razoável controle" por volta dos 12 a 18 meses e que o treino normalmente é feito durante 24 meses [fonte: Infant Potty Training (em inglês)].

O seu filho não precisa ficar sem fralda o tempo todo - você não vai comprometer o seu êxito se colocar fraldas nele durante uma única noite ou em uma longa viagem de carro. Mas tudo acontecerá mais rapidamente se um dos pais ou a babá puder estimular o bebê o tempo todo. Você pode ser bem-sucedido com a técnica da higiene natural infantil mesmo se trabalhar em período integral e seu filho passar o dia em berçário.


Obviamente, os pais precisam considerar muitos fatores quando avaliam a higiene natural infantil. Esse método toma muito tempo e paciência, porém mais paciência do que trocar fraldas durante três anos? Apenas você pode saber.


Bom, gente, eu devo dizer que havia achado estranhíssima a tal foto da bebezinha no troninho. Depois de ler a matéria acima e algumas outras coisas a respeito do tema, CONTINUO achando a técnica estranhíssima. Tudo bem que é emergencial salvarmos o meio-ambiente (e isso, a meu ver, justificaria o uso das fraldas de pano. Por favor, aplausos às mamães ecológicas!), mas daí a "treinar" um bebê por 18 meses??? Peraí. Ou eu muito me engano, ou aos 18 meses começamos mesmo a treinar os nossos bebês (pobres dependentes de fraldas) a usar o banheiro!!! Isto é, os nossos bebês de fraldas e os bebês da higiene natural passam a usar o banheiro (ou o troninho) de maneira independente mais ou menos à mesma época... São raríssimos (ao menos no nosso meio) os bebês que usam fraldas até os 3 anos de idade, não?

E você? Já havia ouvido falar sobre a higiene natural infantil? Viu a foto da netinha da Ana Maria? Acha justificável "treinar" um bebê desde o nascimento?

Sua opinião é importante pra gente!

Ahhh e semana que vem: Dossiê Fraldas!!!

Beijossss

quinta-feira, 2 de junho de 2011

1

Sobre o Refluxo

Quem não se assusta vendo seu bebê “colocando o leite para fora” pela boquinha e até mesmo pelo narizinho? Essa regurgitação nada mais é do que o refluxo. Mas por que acontece o refluxo?

Os bebês nascem com o sistema digestivo ainda imaturo e isso significa que se não forem tomados alguns cuidados na hora da mamada, o pequenino estômago não suporta o leite excedente, o que os fazem golfar. Tudo normal, isso acontece porque o bebê tem um menor tônus do esfíncter, a válvula que é uma espécie de porta entre o esôfago e o estômago. Aos poucos, conforme o bebê vai crescendo, o esfíncter adquire sua pressão normal e os sintomas desaparecem. E esse "golfar" se trata de um refluxo fisiológico. Nada preocupante se não interferir no desenvolvimento do bebê.

Mas há também o refluxo patológico, aquele que o bebê fica muito irritado, não dorme direito, não mama direito e pode chegar a chorar por horas ininterruptamente. Pode interferir no ganho de peso também comprometendo seu desenvolvimento.

Mas e aí, como cuidar? Nem preciso mencionar que é fundamental a mamãe ser assistida sempre por um bom pediatra, e além disso, os cuidados básicos com os bebês na hora da mamada são:
Coloque o bebê inclinado na hora de amamentá-lo, de preferência num ângulo igual ou superior a 45 graus (aqui em casa eu amamento com minha filha sentada de frente para mim). Depois da mamada o conserve em pé no seu colo sem pressionar a barriguinha por pelo menos 30 minutos. O ideal é que arrote, mas nem sempre os bebês arrotam. Quando for colocá-lo em algum lugar depois, no carrinho, por exemplo, o ângulo de preferência deve ser de até 60 graus (isso vale para bebês que não são mais recém-nascidos, lógico). No berço é interessante que se coloque um travesseiro antirefluxo embaixo do colchão ou até mesmo um travesseiro comum, apenas para elevar o tronco sem que a barriga seja pressionada. As mamadas podem ser menos espaçadas para que o bebê não ingira uma grande quantidade de leite por vez, lembrando que depois da amamentação, nada de balançar o bebê.

E na hora da troca de fraldas? Primeiramente, mesmo que o bebê suje a fralda logo após a mamada, nem pensar em trocá-lo com pelo menos 30 minutos de intervalo. Depois disso, embaixo da cabecinha do bebê coloque um travesseirinho, (daqueles antisufocamento mesmo) para que na troca de fralda a cabeça esteja mais elevada e tentar trocá-lo de ladinho, sim, com muito jeitinho é possível trocar sem fazer pressão contra a barriguinha. Ainda falando das fraldas, vale lembrar de prestar atenção se a fralda não está muito apertada na barriga do seu bebê, de preferência uma folga de dois dedos. Na maioria das vezes isso é suficiente para diminuir bastante o refluxo, pois em 90% dos casos o problema desaparece até um ano de idade.

Bom, caso o refluxo seja patológico, além de todos esses cuidados a serem tomados é importante que a mãe faça uma pesquisa para saber se o bebê não tem intolerância à proteína do leite. Daí é necessário que a mãe corte o leite e seus derivados do cardápio para que não passe para o bebê através do seu próprio leite. O pediatra indica uma medicação que associada a esses cuidados podem render bons resultados.

O importante é não desistir de amamentar, pois o melhor leite que o seu bebê pode receber é o seu! No final verá que todos esses cuidados valerão à pena, pois são para o bem do seu maior bem. ;-)