sexta-feira, 19 de agosto de 2011

5

Pitacos e conselhos nada bem-vindos

Quem nunca esteve em determinado lugar e de repente vem alguém pra dar aquela opinião nada bem-vinda? É um saco né, se estivéssemos interessadas na opinião de um estranho...

1 - Qual foi a primeira pessoa que deu um pitaco ou fez um comentário que você preferia não ter ouvido?
Edna: Minha Sogra e no hospital, ate hoje ainda não digeri a situação.
Carol: Lembrar o primeiro é dificil! Mas os piores são em relação ao sling
Ana: Eu e marido decidimos não receber visitas na maternidade para dar o máximo de atenção e carinho ao Erik, descansarmos e nos recuperarmos o máximo que pudermos e também, evitar estas situações. Atendi poucos telefonemas e não me lembro se escutei algum. Mas, o marido que atendia os milhares de telefonemas escutou muuuitos.
Cyy: Ih foram tantas besteiras que eu não vou lembrar! Mas assim como a Carol a maioria é do sling.
Bru: A primeira e definitivamente maior veio da minha mãe! Dois dias depois de eu dar a luz ela veio pegar o Pedro segundos depois de ter fumado e eu, óbvio, reclamei do cheiro para um recém nascido... e ela, sem pé nem cabeça fez o comentário mais ridiculo: que o que uma "gorda como eu" estava falando do cheiro do cigarro dela... Lógico que eu tava gorda, inchada, dolorida um lixo... eu tinha tido um filho 2 dias antes.. e mais, o que é que tem alhos com bugalhos... mas o comentário me fez chorar muito, principalmente por ter vindo da minha mãe.

2 - De quem você costuma ouvir mais pitacos, conhecidos ou estranhos?
Edna: Conhecidos
Carol: Estranhos
Ana: Conhecidos que "se acham no direito e dever" de se intrometer no meu jeito de ser mãe.
Cyy: Conhecidos também.
Bru: Conhecidos

3 - Qual situação que você passou com o bebe na qual um estranho veio dar sua nada bem vinda opinião e você teve vontade de...?
Edna: Olha foram muitas, mais a pior foi quando eu estava com o Pedro no sling passeando no shopping e uma moça me vira e solta: como vc tem coragem de fazer uma maldade dessas com seu filho, ele deve esta sofrendo ai dentro, dessa vez eu tive que responder: sofrendo vai ficar vc se continuar se metendo nas nossas vidas!
Carol: Tantas! Teve gente que disse que o sling estava apertando a cartilagem da Clarice, gente que não adimitia a Clarice segurar o pescoço sozinha e me enchia o saco, colocar ela de pé e ficarem com a ladainha da perna torta.
Ana: Com as mãos sujas, seguraram as mãos do Erik e perguntaram indignados, com muita ironia e arrogância, como eu posso deixar as mãos dele geladas, acompanhado de um "tadinhooo" clássico. Esclarecendo: bebezinhos têm por volta de meio litro de sangue no corpo todo, boa parte circulando na cabeça e no abdômen. Por isso suas extremidades ficam com uma temperatura menor do que a do corpo, mas isso não significa que os bebês estão com frio.
Cyy: Passei perto de um bar e uma mulher que já devia ter bebido algumas falou que minha filha ia cair, (do sling) eu já estava irritada e respondi que quem cairia seria ela se continuasse bebendo daquele jeito e saí andando, deixei a maluca pra trás.
Bru: Minha EX diarista que me criticava por que dar muito de mamar para o menino... esse foi um dos motivos do "EX"

4 - A Clássica: Quando o bebe esta chorando, sempre tem alguém querendo adivinhar o que ele tem:
Edna: Nossa isso me tira profundamente do serio, por que alguém acha que conhece melhor meu filho do que eu? Ta na hora dessas pessoas guardarem suas teorias para seus próprios filhos.
Carol: No começo a Clarice não podia espirrar ou suspirar que alguém vinha com "ta com fome!"
Ana: Mesmo depois das pitaqueiras me verem amamentando Erik por quase um hora, insiste em dizer que ele chora porque ainda está com fome (na realidade porque acham que o leite materno é fraco e sentem um ciúme por eu amamentar que ninguém merece). Na realidade, Erik fica incomodado até arrotar.
Cyy: Será que não tá com fome? Dá vontade de responder, tá sim, eu tô deixando ela de castigo sem comer pois chegou muito tarde em casa na noite passada.
Bru: Me irrita pessoa que não é nem da família tentando falar com categoria o que ele tem... a essa altura do campeonato é muuuuito dificil ele chorar sem que eu saiba o que é... é sempre cansaço, manha por que eu sai da vista dele, fome...

5 - O que mais te incomoda, os comentários maldosos ou as opiniões sem noção?
Edna: Sinceramente, os comentários principalmente quando são daqueles parentes que você prefere esquecer ate que são da família.
Carol: Não me recordo de comentarios maldosos, tenho muita raiva de gente se metendo sem nunca nem ter pego a Clarice no colo.
Ana: Comentários maldosos, irônicos, arrogantes, têm uma carga negativa horrível. Nem respondo, não dou bola a isso e na hora mentalizo muitas coisas positivas para o Erik para protegê-lo.
 Cyy: Os comentários de quem pensa que entende mais da minha filha do que eu só porque já teve outros filhos antes de mim.

Bru: Opnial sem noção... eu quase não sofri com comentários maldosos (e mais uma vez, infelizmente os que eu ouvi vieram também da minha mãe).

6 - Se você pudesse gostaria de dizer algo para essas pessoas que adoram dar opinião?
Edna: a maioria das pessoas que fazem esses comentários e dão opiniões já tiveram seus filhos, ou pior ainda, não tem nenhum, gente é meu filho e eu decido a melhor maneira de cuidar dele, se eu quiser conselhos vou pedir a quem eu achar que devo, eu sei se ele esta com fome, eu sei se ele quer dormir, e não porque você disse ou fez que vai servir pra mim, tome conta da sua vida. ( opa exagerei?!)
Carol: Se ela sabe tanto cuidar de bebê que vá ter o dela, ou cria um gato que tem 7 vidas, bastante para se ocupar.
Ana: Eu fiz a blogagem coletiva "Liberdade e respeito para ser mãe do meu jeito" aqui e aqui) para reafirmar o que já falo ao vivo sobre respeito de cada um ser pai e mãe do seu jeito. Não tenho nada para falar, mas sinto o quão lamentável é saber que pessoas que temos estima não nos aceitam como somos.
Cyy: Igual a Carol! rs Adoro essa das vidas do gato!
Bru: Prefiro continuar a me fazer de surda, tem funcionado #a maioria das vezes rs.










5 comentários:

  1. OI querida....amei o post,tbm fico de saco cheio com essas pessoas que se metem onde nao sao chamados,e realmente é bem pior qdo vem de um amigo proximo,ou da familia ne!
    Detesto qdo as pessoas ficam tentando adivinhar oq a crianca tem....tem uma pessoa que sempre qdo a maria resmungava(pq ela nem chorava,super boazinha) a pessoa ja falava *qué peito* toda hora,isso me irritava!
    pessoas sem nocao ne!!!
    adorei a blogagem coletiva!
    vou colocar la no meu blog! bjinhoo

    ResponderExcluir
  2. Ai meninas, super concordo com tudo! Ainda hoje quase tenho uma briga fenomenal com meu irmão e cunhada que estavam dando comida para o Elias escondidos de mim...SURTEI GERAL! Parece que por aqui eu vou ter que ser Hitler mesmo, marcar de perto tudo pq todo mundo adora dar pitaco e não tem um pingo de respeito pela minha forma de educar meu filho. Também rola comentários direto pq eu não coloco meias no Elias, putzzz...Manaus é o inferno de calor, deve ser por isso não faço isso!!!

    Gostei do post!! Ficou show!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Afff... é pitaco que não acaba mais, muito chato e as vezes tira a gente do sério! Aqui em casa tá sendo duro de aguentar a minha sogra, que tudo que eu faço fica dizendo que é frescura, por exemplo quando disse que não ia dar leite de vaca pro Fred antes dos 2 anos, aí ela disse: eu dei pro meu filho com 2 meses e ele não morreu!!! Afff, eu surto mesmo! Ainda bem que ele não morreu, mas não quer dizer que não tenha sofrido com isso, aliás ele tem colesterol altíssimo, aproveitei e joguei na cara dela: é não morreu, mas deve ser por isso que com menos de 40 anos tem que fazer dieta por causa do colesterol. Nem sei se tem a ver, mas eu precisava devolver o pitaco a altura!!!

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  4. Nossa é muita gente querendo se meter na nossa vida, no nosso jeito de cuidar dos nossos filhos!
    Ai Sandra isso de dar comida escondido foi o cumulo do absurdo de tudo que já ouvi;

    ResponderExcluir
  5. falta de respeito...

    tenho tanto medo disso, principalmente se vier da família, sou os dois extremos - as vezes pavio curto e as vezes super emotiva, pego tudo pra mim e fico morrendo de raiva com aquilo entalado na garganta...

    como tenho a opção de planejar tudo, as vezes me pego pensando em estratégias para minimizar esse tipo de inconveniência, mas é difícil!

    ResponderExcluir