segunda-feira, 1 de agosto de 2011

4

A importância do arroto

A gente sempre ouviu falar de após a mamada o bebê tem que arrotar, mas já paramos para nos perguntar o motivo disso?

Até os seis meses de vida todos os bebês precisam, após as mamadas, liberar o ar que engoliram ao se alimentar - o popular arroto.

Esse ato é necessário, pois, até esta idade, o sistema digestivo dos pimpolhos ainda é imaturo, e as crianças não conseguem adequar harmoniosamente a respiração, a freqüência cardíaca e a deglutição.

“Após alimentados, os bebês geralmente dormem. Ao se deitar, o ar, que é mais leve do que o leite, sobe. Este ar pode vir acompanhado de um regurgito, aquele leite mal cheiroso e, embora não cause mal-estar na criança, precisa de toda atenção”, diz o pediatra Alberto Wajnsztejn.

Isso porque a criança pode aspirar esse alimento e se asfixiar. Dessa forma, é necessário que o ar saia antes da criança ir para o berço.

Apesar dos cuidados das mamães, é bom alertar que não é em 100% das vezes que os filhotes conseguem arrotar.

“As crianças mais calmas e que mamam mais devagar, não engolem ar e, dessa forma, não tem o que arrotar”, lembra Dr. Alberto.

Outro conselho do pediatra é pôr os filhos para dormirem de lado de forma alternada. Nunca de barriga para baixo ou para cima.

Então mamães, vale lembrar que nem todo bebê arrota por que enfim, não tem o que arrotar, não precisa ficar nervosa, coloque ele de ladinho, e fique de ouvidos atentos!

Fonte: http://www.sitemedico.com.br/site/especiais/gestanteebebe/6124-arrotar-faz-bem

4 comentários:

  1. Ahaaaa sabia q tinha uma explicação,só num sabia qual, mto obrigada por partilhar conosco amiga, mt bom!
    beeijo

    ResponderExcluir
  2. tb não sabia o porque do arrotar! adorei a explicação!

    ResponderExcluir
  3. Olha a Gatinha Clarice nos ensinando coisas... ^^
    hehehe beijos a mamãe e adorei o post, pq eu jurava que isso era frescura!... ainda bem que quando Ísis nascer, vou ter aprendido uma porção de coisas nos blogs das amigas!...
    http://coisasdegravidas.blogspot.com

    ResponderExcluir