domingo, 31 de julho de 2011

23

Fimose Feminina! Já ouviu Falar?

Olá pessoal,


A convidada de hoje é Rivânia Ribeiro, mamãe da Ana Luiza, e autora do Blog Vidinha Minha.
Obrigada Rivânia, por dividir com a gente sobre um assunto que não é muito conhecido e que pode pegar muitas mamães de surpresa.

Um beijo,
As mamães!

Oi Gente, tudo bem? Sou Rivânia Ribeiro do Blog Vidinha Minha, e vim aqui hoje pra falar um pouco sobre Fimose Feminina!
Não Sabia que existia isso? Pois existe! E descobri isso na consulta de 04 meses da Ana Luiza.
É chamado sinéquia dos pequenos lábios, coalescência, fusão dos pequenos lábios vaginais ou fimose feminina, para os íntimos!
Mas todos resumem a mesma disfunção, que pode ocorrer em meninas até por volta dos dez anos de idade: Mas acontece principalmente até os dois anos de idade.
Relato!
Mês Passado, na consulta de 04 Meses, a Pediatra ao examinar a genitália da Luiza, observou que os pequenos lábios dela estavam se colando de baixo para cima!!!!
Só da pra ver, se olhar muito bem... Uma listra bem fininha e escura na entrada da vagina.
Fiz um desenho pra demonstrar! Olha abaixo!
Essa listra escura é a pele já colada!
Nem sempre a sinéquia das crianças são encontrados facilmente por nós (Mamys). O tamanho varia bastante e começam de baixo para cima, da região mais distante da uretra para a mais próxima.
Pode as vezes chega a fechar quase completamente a vagina.
A Pediatra me orientou a caprichar na limpeza e não deixar a pomada de assadura entrar na vagina dela de jeito nenhum, por que isso ajuda e muito nessa “colagem”, vamos dizer assim!
Passou uma pomadinha e disse que ia examinar de novo na próxima consulta. Em uma das consultas, a Doutora já havia me dito que estava um pouco coladinha, e pediu pra eu não deixar a pomada de assaduras entrar na vagina dela e sempre olhasse se estava tudo normalzinho. Diminui a pomada, caprichei na limpeza, mas não prestei muita atenção e não vi que estava colando outra vez. Confesso! Mais a médica não expressou nenhuma preocupação, ela disse - Vou Passar uma pomadinha tá? Passe 2x por dia, durante 15 dias. Depois, quando descolar, passe 1x por dia durante 15 dias. Hum...
As Possíveis causas
Algumas causas para que aconteça a fusão dos pequenos lábios já são conhecidas. A anatomia da genitália de “uma” bebê é diferente de uma mulher: a da bebê tem os pequenos lábios mais internos, facilitando a aderência, sobretudo quando há infecções crônicas por falta de uma boa higiene
* É claro que não se deve limpar internamente a vagina, mas a região entre os grandes e pequenos lábios pode e deve ser lavada retirando-se com cuidado sujeirinhas ali existentes. A saída de secreção, geralmente branca, pela vagina da menina recém-nascida é absolutamente normal. Tá?
Outro motivo que os ginecologistas esclarecem é a baixa produção do hormônio estrogênio típico em crianças pequenas e que pode explicar a existência de maiores irritações, beneficiando a fusão dos pequenos lábios. Assaduras causadas por fraldas ou calcinhas e traumas na região da genitália podem provocar ferimentos que por causa da baixa produção do estrogênio ficam mais “irritados” e demoram a cicatrizar, gerando a aderência.
Problemas!
A aderência pode levar a infecções e retenção de urina causando dor, mau cheiro, corrimento e irritação da pele da genitália da criança. O pediatra deve ser procurado assim que houver suspeita da mamãe quanto à sinéquia e este deve indicar um ginecologista para o tratamento. Sempre observar examinar bem e cheirar, se você perceber algo de anormal. Na Ana Luiza, não chegou a ter corrimentos ou mau cheiro, pois descobri logo.
O Tratamento!
O tratamento é simples, mas terá que ser seguida rigorosamente as orientações médicas. O tratamento indicado é a utilização de cremes à base de hormônio estrogênio sobre a linha média da sinéquia por um período recomendado pelo médico. Caso o uso do creme seja exagerado e ultrapasse os dias recomendados, alguns efeitos colaterais poderão aparecer na criança, como aparecimento de pêlos na genitália ou escurecimento da região.
A sinéquia pode reaparecer quando a mamãe interrompe o tratamento antes do recomendado só porque já “descolou”. Sempre siga as recomendações médicas.
-
Se a aderência for mais acentuada, às vezes, a cirurgia é indicada. Isso acontece em poucos casos já que a probabilidade da aderência retornar ainda mais grave depois da cirurgia é grande.
Hoje a Ana Luiza ainda está em tratamento, já está tudo certinho, Graças a Deus! Na próxima semana temos uma visitinha à Pediatra e ela irá ver como está tudo, com o olhar clínico dela!
Bom gente, espero que esse post esclareça eventuais dúvidas!
Obrigada meninas pelo convite... Dorei estar aquii!
Quero mandar um beijo pra minha mãe, meu pai, pro meu marido e pra minha filha Ana Luiza! Kkkk...
Se cuidem e fiquem com Deus!

23 comentários:

  1. OLa Rivania,

    Obrigada pelas dicas, estou prestes a ser mamae de menina e sempre me perguntei se isso era possivel acontecer com menina. Seu post foi muito bem explicado e tenho certeza que esclareceu duvidas de muita gente, como eu...

    Beijos pra Ana Luiza!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Nunca havia ouvido falar sobre o assunto...legal partilhar sua experiência e ajudar a esclarecer o assunto!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Não havia ouvido falar, muito bom saber!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Nem fazia ideia desse assunto adorei as dicas Rivania, obrigada por dividir com a gente um pouco da sua experiência!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei o post...agora vou ficar de olho na Sofia,qlqr coisa diferente perguntarei pro Ped!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Não tinha menor idéia que isso existia! Vai que um dia tenho uma filha né? Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá Rivânia!
    Q alivio!
    Minha Suzanna tem 09 meses e descobrir
    q ela tem Sinéquia foi um enorme susto!
    mais agora com suas dicas fico +++ tranquila agora e so correr para o dr. ped.
    Foi um Prazer...
    um xeirinho na Ana Luiza!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    A minha filha tem esse problema, descobri quando ela tinha 11 meses, já fiz cirurgia mas ainda continua a fechar, agora estou procurando outrosmédicos pra ver se consigo resolver o problema de minha filha pois ela já est a com 7 anos e ainda continua a fechar; estou ficando preocupada.
    Mas lendo algumas reportagens me tranquilizou sabendo que isso é pocivel curar sem ter que fazer nova cirurgia.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o artigo. Sou Pai de primeira viagem, e minha esposa verificou esta anormalidade, levamos à pediatra que confirmou a sinéquia, porém receitou um creme, aonde vi na bula que só pode ser usado em meninos e não em meninas, liguei para o 0800 do laboratório que confirmou somente poder usar em meninos, estou um pouco aflito porém não cheguei a usar o medicamento, ainda bem! Vi o seu artigo e gostei muito pois não conhecia este problema, vou entrar em contato com a pediatra para que possa me dar esclarecimentos sobre o medicamentou ou então receitar outro.

    Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  10. Estou passando por isso com minha pequena Laura, de 8 meses, espero que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
  11. Olá, me chamo Cida e tenho uma filha com 2 anos e 6 meses e infelismente descobrir que minha princesinha tem este problema. Nesta hora o que mais me conforta é ler estes depoimentos e acreditar que será,simples o tratamento.
    Um forte abraço a todos.....

    ResponderExcluir
  12. OLÁ,MAMES, QUE ALÍVIO ....MINHA PEQUENA TEM TEM CINCO MESES E DESCOBRIR AGORA QUE ELA TEM TAMBÉM A PED PASSOU UM CREME E MANDOU USAR-LO POR SETE DIAS (PREMARIN GINECOL) ALGUÉM JÁ USOU AÍ? BEIJOS FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo cuidado com a higiene é pouco, por mais que eu limpava... numa dessas coladas minha filha teve uma infecção urinaria onde a bacteria foi p/ sangue, foi salva por um milagre;
      Quando a criança fizer cocô não limpe com lenços umidecidos a melhor maneira de limpar e lavando.

      Excluir
  13. Olá minha filha esta sinequia fiquei desisperada quando a medica me disse ja estou na segunda pomada e nada ainda fico cada dia mais desisperada.a primeira foi premarim e agora to usando candicort.

    ResponderExcluir
  14. ooi minha bebe tbm teve esse mesmo problemiha a pediatra da minha filha mandou passar (estrogenio) durante vinte dias. E que nao era pra me preocupar, disse que era muito hormonio.

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas minha filha está com cinco anos, descobri a sinéquia qdo ela tinha um aninho, a pediatra na época simplesmente untou uma luva e "abriu" vagina dela, pois a membrana era muito fininha, pediu que eu vigiasse e , caso voltasse, iria passar uma pomada.. Por quatro anos não fechou, mas agora está fechando novamente , ela fica assada e bem irritada, agora lendo estou percebendo que realmente a umidade faz aumentar o quadro. A passarei na pediatra essa semana ainda. Vamos ver o que ela dirá!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa que interessante! Não conhecia, nem tampouco imaginei existir a sinéquia. Tenho 5 sobrinhas e vou comentar sobre o assunto com os pais. Parabenizo aos papais que compartilham as informações, muito bom! Ótima colaboração! Sucesso no tratamento das "mocinhas"!

    ResponderExcluir
  17. Minha filha Mariane teve fimose feminina, mas minha cunhada me culpou falando sobre falta de higiene, mas vendo os comentário acho que foi mas o uso de pomada para assadura, levamos ela numa ginecologista ela abriu os labios ela vai fazer dez anos e não voltou a fimose, confesso que antes de ler o post da RI Vânia achei que eu tinha culpa .

    ResponderExcluir
  18. Olá gente minha filha teve fimose femina, menos de dois anos de idade, ela sempre teve muita infecção de urina, minha cunhada sempre me acusou de não limpar ela direito, mas vendo o post da RI Vânia ribeiro, percebi que sempre passamos muita pomada pra assadura nela tanto eu, como a avó e a própria tia, minha filha na época foi levada a uma ginecologista e ela descolou os labios,nunca me senti culpada, era mãe de primeira viagem, tudo que eu fazia era para o bem da minha filha, hoje ela tem 10anos e a fimose não voltou graças a deus, obrigado rivania seu post esclarece bem o assunto!!!

    ResponderExcluir
  19. Minha filhinha tbm tem mais estou cuidando muito bem dela e se Deus quizer tudo vai dah certo

    ResponderExcluir
  20. ola meu nome e laira e eu estou muito assustada pois descobri hoje que minha filha tais de 3 anos tem a sinequia vaginal. pos eu nao tinha percebido antes mais sempre faço a limpeza vaginal nao uso pomada de assadura so talco de bebe sempre com cuidado enfim.... a medica dela passou uma pomada de estrogenio 1 vez por dia em 10 dias minha filha sentiu dor e chorou o dia todo ainda gora q ela dormiu estou om medo e preocupada com ela pois ela tem hipotiroidismo muito hormonio ela toma levoide 38 enfim .
    sera q a pomada vai dar certo ou e melhor a cirurgia e de uma luz pos estou com muito medo bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá mamães ....minha bebê tem esse problema e a pediatra passou a pomada premarim, vocês usaram essa pomada? Vocês passaram em toda a região fechada?
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. hoje tenho uma filha de 12 anos que teve quando tinha 9 meses, cuidei direitinho , o medico fez a abertura, com uma pomada anestesica, até ai tudo bem, tive outra filha que hoje vai fazer tres aninhos pois então ela esta tbm, pois vai eu novamente juntos com pediatra, fazer da segunda filha minha, pois quem fez foi o ginecologista , pois o pediatra falou que não podia fazer pq, a bebe não ia mas querer que ela chegasse perto, e ele precisava fazer o acompanhamento,olha minha filha nunca se assou, nunca teve problema de infecção.

    ResponderExcluir