segunda-feira, 25 de julho de 2011

49

Dor de dente na gravidez

A maioria das pessoas sente pavor só em ouvir a palavra "dentista", imagina então quando você se vê grávida e com muita dor de dente?
Assim me vi com 7 meses de gestação, na verdade antes de engravidar meu dente começou a incomodar, mas como mais uma entre varias que tem medo de dentista, tomei um antibiótico que a dor passou, mas voltou no pior momento, não podia tomar antibiótico para dor, passei em varias farmácias a procura de algo que uma grávida pudesse tomar, e nada, não tinha nada, no desespero fui para a emergência tomar tylenol na veia, e a dor não diminuiu nada, e tive que tomar aquela difícil decisão, dentista sem falta.
Começou o medo, afinal, grávida, o que o dentista poderia fazer para aliviar minha dor?
E venho aqui hoje dizer a vocês gravidinhas e futuras gravidinhas, o que você pode fazer nesse momento.
Dentre 10 grávidas que conheci, 9 tiveram dor de dente ou apenas dores nas gengivas, então é mais comum do que imaginamos.

Meu dente dói, o que pode ser? E o que devo fazer?
- Podem ser duas coisas, devido a formação óssea do bebê, ele vai precisar de mais cálcio, fazendo assim com que os dentes fiquem mais frágeis, para que isso não aconteça é necessário ter uma alimentação adequada, se o dente está com cárie você pode ir ao dentista sem medo, pois você poderá sim tomar ANESTESIA, é uma anestesia mais fraca, mas não faz mal ao bebê, e funciona muito bem eu garanto pois foi com ela que tratei meu canal.

Tem algum período que é mais adequado ir ao dentista na gravidez?
- O melhor é entre o 3º ao 7º mês, mas isso não quer dizer que você precisa ficar em casa morrendo de dor se estiver no primeiro trimestre ou no ultimo, é apenas uma base de segurança, mas você poderá ir em qualquer momento da gestação se for necessário.

Um tratamento dentário mais sério, pode ser realizado?
- Se você precisar, pode sim, e uma dica e fazer antes do bebê nascer, porque você não fará depois, eu garanto, fiz um canal no 7º mês, duraram 3 sessões, tive que tomar antibiótico, que foi acompanhado pelo GO, e se for necessário tirar um Raio-X entre em contato com seu GO, ele lhe dirá se a gravidez esta em um momento seguro para isso.

A dor é apenas na gengiva, o que eu posso fazer?
- Nada, na verdade era para você ter feito, escovado bem os dentes, se já esta com dor, sinto informar, mas na gravidez ficamos com mais sangue circulando pelo corpo, fazendo as gengivas sangrarem e ficarem mais sensíveis, o que pode ocorrer também e algo chamado como TUMOR GRAVÍDICO, pelo nome percebemos que apenas as grávidas tem direito a ele, a única coisa que pode se fazer caso este tumor gravídico esteja incomodando muito é uma cirurgia para retirar, mas se ele esta pequeno, e não incomoda tanto, é apenas esperar seu bebê nascer e ele desaparece naturalmente.

Dizem que ter cárie faz mal ao bebê, é verdade?
- Sim, a cárie é como uma janela aberta para uma infecção, e se você esta grávida, e uma janela para algum problema ao seu bebê, quanto mais rápido você tratar será melhor para os dois, e evita dores futuras ao longo da gestação.

Visite seu dentista de 6 em 6 meses, faça uma boa escovação dentaria 3 vezes ao dia, a gravidez não é doença, mas pode causar incomodo em muitos fatores, por isso, não de motivo para mais um, e curta bastante esse momento maravilhoso.


49 comentários:

  1. Amiga, shoooow o tema! Eu fui ao dentista qdo tinha 5 ou 6 meses, me fizeram raio-x com uns cuidados especiais, mas não quiseram fazer um canal por causa da anestesia! Daí q conheço uma dentista e ela disse q realmente poderia ter feito com uma anestesia especial!cabou q num fiz até hj!ainda bem q num doeu mais rs
    mas preciso ir ao dentista logo!
    beeijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! Sou dentista (e mãe) e achei muito bacana o seu texto. Durante a gravidez a gente tem impressão que tudo é uma agressão "seríssima" ao bebê, mas não é bem por aí. Não tem cabimento ficar sentindo dor de dente (nem de nada), tem-se é que procurar atendimento.

    Se a gestação estiver no segundo trimestre, como você bem disse, é tudo ainda mais fácil... é o momento ideal para intervir em caso de necessidade. E se estiver no primeiro ou no último, deve-se buscar atendimento da mesma forma. Emergência é emergência.

    No mais, deixo aqui minha recomendação: futuras mamães, escovem muito bem os dentes. Durante a gravidez viramos uma "bomba de hormônios", e acabamos tendo maior predisposição a problemas bucais, principalmente de gengiva.

    Parabéns pelo texto! Gostaria de deixar um link para um post no meu blog que tem tudo a ver com o tema: Quer Engravidar? Vá ao Dentista!

    Beijo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi estou com dor e no segundo mês preciso de uma dentista,vc tem telefone me passa por favor...meu email,elisabeth.raiol@ig.com.br

      Excluir
    2. Oi estou com dor e no segundo mês preciso de uma dentista,vc tem telefone me passa por favor...meu email,elisabeth.raiol@ig.com.br

      Excluir
  3. Carol, eu nao tive dor de dentes nem da gengiva. Mesmo assim, vou ao dentista uma vez ao ano para prevenir...até hoje nao tenho uma cárie e o importante é realmente, prevenir.

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ANA CLAUDIA,VC TEVE O ´Q?MENINO?PQ ME DISERAM QUE A DOR DA MAIS QDO SE É MENINA,TO TOMANDO PARACETAMOL ATÉ UMAS HS,E COMPRESSA GELADA PARA ALIVIAR,MAIS ACABA VOLTANDO TUDO,NEM DORMIR MAIS TO

    ResponderExcluir
  6. eu to com um problema de dor de dente a uns 3 dias nao consigo dormir de tanta dor, e to com 3 meses de gestação, e o meu dente q doi e o ultimo o siso, sera que tem problema de mandar arrancar ele, pois ja nao to aguentando mais, nem comer direito to podendo, so suco ou comida empapada.

    ResponderExcluir
  7. Estou com 5 meses de gestação,e to com muita dor de dente,
    pois ele estar furado,estou com muito medo,minha placenta
    e previa total.

    ResponderExcluir
  8. com a minha placenta baixa,não consigo andar
    na rua,pois toda hora da vontade de fazer
    xixi,estar sendo muito dificil para mim,
    me sinto muito mau,acho que todo mau estar
    que uma gravida tem ta tudo em mim,dor de
    barriga ,dor de dente,azia e outros.

    ResponderExcluir
  9. Ai eu estou passando por isso. To esperando uma menina, e sinto dor de dente forte desd o 7º mes de gravidez,nao aguento mais,pois sempre vem acompanhada de dor na cabeça e dor no ouvido. È claro que há dias que as dores sao menos intensas,mas ontem meu deus,tive que ir no hospital tomar medicamento na veia,para eu poder dormir bem. Dai a dor passou,maas de manha voltou com força total rs Ai ai, ta complicado viu?!
    MAs enfim, logo minha nenen nasce *-* Estou com 35 semanas de gravidez :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação, comecei com uma dor fraca que foi aumentando ate eu não aguentar. Acabei fazendo canal no dente com 26 semanas, estou muito preocupada com o RX e anestesia que tomei.Falei que estava gestante e meu medico liberou,mass estou com medo de fazer mal pra minha bb :-( Agora com o canal finalizado estou tomando antibiotico e tylenol e sentindo dor..alguem me ajudaaa estou preocupada com a bb e com dor.

      Excluir
  10. estou assim com 7 meses e o dentista falou que não podia fazer nada , to ate sem dormir com o dente furado doendo tomo paracetamol e não adianta nada

    ResponderExcluir
  11. Ola pessoal, estou gravida de 14 semanas de gemeos e estou morrendo de dor de dente, foi ao dentista e o mesmo disse que não podia fazer nada, mas esta dor é insuportavel, ja não sei o que fazer..

    ResponderExcluir
  12. Ola pessoal estou com a gengiva inchada e não consigo me alimentar estou vivendo de vitaminas,sucos e miojo fui ate o dentista e ele disse q nada poderia ser feito somente escovar bem e fazer buchecho com enxaguante bocal mais toda noite eu tomo remedio pra dor estou tomando dipirona sera q faz mal estou de 6 mêses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tome dipirona faz mau ao bebe... Tome paracetamol

      Excluir
  13. Meu dentista disse que teria que tratar em um hospital com um dentista e um obstetra acompanhando.

    ResponderExcluir
  14. Estou com 26 semanas e tbm estou sentindo dor de denre...fui a minha dentisra ela tiriu um raio x com o avental de proteção para gestante e constatou q se tratava de canal!!!!
    Falei com meu obstreta e ele ne liberou para fazer o canal......vou fazer dia 23 desse mês .....
    Nao vou mentir to um pouco preocupada...já conversei com o dentista q vai fazer o canal e ele disse q vai usar uma anestesia para gestante q é diferente da q ele usa diariamente..
    to mt confiante vai dar tudo certo....Deus é comigo!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Meu Deussss..... não imaginei quão normal era gestante sentir dor de dente rss.... estou na 14º semana de gravidez e com 02 noites sem dormir direito nunca imaginei dor assim, ta dificil pra comer até pra flr incomoda, como já estava fazendo tratamento antes perg. ao meu GO se poderia continuar ele disse que normalmente só que tomando um cuidado bem maior no raio-x, optei por parar e esperar até uns 4 meses mais estou vendo que vou na urgência pq nao dá pra ficar assim.... ADOREI AS DICAS

    ResponderExcluir
  16. Estou com 35 semanas e fui ao endodontista semana passada por não dormir mais de dor no primeiro molar... fez um curativo e esperava que até o parto eu não tivesse mais problemas... q eu poderia tratar o canal após o nascimento... mas menos de uma semana após, voltou a doer... e muito... hj tenho consulta e vou iniciar o tratamento MORRENDO DE MEDO PELA NENÊ... parece q vou ter de fazer novas radiografias... justo agora?! Estou usando sensodyne direto pra tentar aliviar os outros denntes (a dor do dente com problema de canal irradia pela boca toda, q coisa horrível... é difícil até precisar onde fica a dor...)... Adorei o blog... pelo menos vi que é algo mais comum que imaginava... bjs

    ResponderExcluir
  17. Gente, estou na mesma situação. Muita dor mesmo! Amanhã sem falta vou ao dentista. Não aguento mais sentir essa dor na gengiva. E nem sei o que tenho, pois é uma obturação que fiz há 8 anos. E tem um caroço bem do lado. Estou muito assustada, não quero prejudicar meu anjinho... Vou ligar pra GO e pedir algo por escrito( pro caso do dentista dizer que nada pode ser feito, já vou armada...). Estou com 20 semanas de gravidez. Boa sorte às mamães aqui!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. ola sou wellington marido de uma futura gravida e gostei muito desta matéria mesmo assim não sei como posso ajudar minha esposa pelo menos tentei...

    ResponderExcluir
  19. só tenho a dizer ,muito obrigado........Minha esposa tá sofrendo muito ,levarei ao um médico !

    ResponderExcluir
  20. Esto gravida d oito meses e meu dente nao esta furado nem com carie mais doe d mais nem dormir direito eu durmo mais ja nao sei o q fazer p favor m ajude, o q eu faco?

    ResponderExcluir
  21. Estou gravida de 20 semanas minha gengiva ta inchada nao aguento mais nao durmo direito a noite e nem comer direito nao consigo ate pra falar é ruim, fui ao dentista mas ele so receitou paracetamol que eu podia tomar. nao aguento mais me ajudem.

    ResponderExcluir
  22. ola, estou gravida de 7meses e estava fazendo tratamento de canal em um dente, esse nao doi apesar de estar aberto pois a dentista disse que nao pode mexer agora, mas estou com dois dentes que se quebraram e doi muito eu ja nao aguento de dor é muito ruim nao consigo dormir e nem trabalhar sera que existe uma forma de eu conseguir arrancar nesse periodo da gestaçao sem que prejudique o meu filho? me ajude

    ResponderExcluir
  23. Olas,sou a Mariamo,tou gravida de 4 meses e tenho o dente partido,doi muito.se for a
    tirar nao prejudica o meu bebe?nao tem solucao pra nada,é um dente sem solucao.

    ResponderExcluir
  24. Oi estou gravida de 8meses e meio com 2caries que estao me matando de dor.gente oq faco?

    ResponderExcluir
  25. Eu estou desconfiada, ainda nao sei se estou grávida mas to com uma leve dor de dente, nunca engravidei antes por isso resolvi procurar mais informações e me surpreeendi em saber que a dor d dente é comum na gestação...legal...parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  26. GENTE ESTOU GRAVIDA, MAS AINDA NAO SEI DE QUANTO TEMPO.... VOU FAZER ULTRASSOM HJ... MAS NAO DURMO A DIAS COM DOR DE DENTE

    ResponderExcluir
  27. Bom dia.... fiz meu ultrassom ontem e estou de 10 semanas e 4 dias... passei na minha dentista hj e ela me disse q por enquanto nao pode fazer nada... a não ser que meu médico libere o uso de um antiflamatório..... varias noites sem dormir.....

    ResponderExcluir
  28. Estou com um mês de gestaçào e muita dor de dente sera q eu posso arrancar o dente sem prejudicar o bb

    ResponderExcluir
  29. To com 7 semanas de gravidez,e de ontem pra cá to sentindo muitas dores de dente,antes de engravidar passei por uma serie de obturações,mas estava tudo ok....doi muito e a unica coisa que eu posso tomar e paracetamol e buscopam,mas não esta fazendo muito efeito não

    ResponderExcluir
  30. eu estou passando por isso tambem e horrivel

    ResponderExcluir
  31. eu estou passando por isso tambem e horrivel

    ResponderExcluir
  32. Eu estou sofrendo demais só Deus sabe .no quarto mês sofri decide arrancar pq não posso fazer canal e agora do outro lado apreendidos um q e canal só q minha dentista não que arriscar acho que vou ver com ela se eu arrancar pode... Pq dor de sente e o pior q o ser humano sente e grávida então nem se fale...e eu não tomo remédio tenho medo pelo meu bbsinho

    ResponderExcluir
  33. gente, Muito bom ler todos os depoimentos, eu estava com um dente incomodando desde o inicio da gestação, chegou agora aos 6 meses, começou a atormentar,dai fui na dentista com varias doses de anestesia sem adrenalina, ela abriu o canal e fez um curativo... dado fim a este dente, outro dente, inclusive canal, que estava morto aquase 4 anos, resolveu doer demais, só pode ter haver com a gestação pq não consigo entender!

    ResponderExcluir
  34. Estou de 33 semanas, estou passando por isso dor de dente que anda causando dor de ouvido não consigo mais dormir e nem comer um dente meu quebro e ta pendurado mais não dói o outro que ta inteiro que dói demais já estou a 5 dias assim não aguento mais to desesperada :'(

    ResponderExcluir
  35. Estou gravida de 5 meses e arranquei um dente que tava me matando de dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também arraquei um dente levei anestesia e agora estou com medo que faça mal ao bebé e estou a morrer de dores a minha safa é o paracetamol se nao nem conseguia dormir

      Excluir
  36. Gente eu estou de 10 semanas e 6 dias
    e eu não aguento maissssssss sentir dor..
    já tem uma semanaa
    fui em vários dentistas e nenhum quis fazer nada.
    só fico tomando agua gelaada pra aliviar
    to com muito medo
    me ajudemmmm

    ResponderExcluir
  37. Genteee
    eu estou de 10 semanas e 6 dias e não to aguentandooo mais essa dor.
    ta insuportável de verdade..
    dói muito,ja tem quase uma semana q estou assim..
    Fui em vários dentistas e nenhum quis mexer.
    só mandaram eu bochechar com agua morna e sal ,o que não resolveu.
    oq eu façooooo???

    ResponderExcluir
  38. galera me ajudem por favor....estou com 11 semanas e começou uma dor terrível de dente...fui no dentista e não tenho absolutamente nada...conversei com meu médico, ele me autorizou a tomar paracetamol....e agora o que faço, vou ficar até o fim da gravidez com essa dor???

    Vanessa

    ResponderExcluir
  39. estou Gravida de 5 meses e des do começo da minha gravidez, sinto muita dor de dente. já não durmo' não como e paracetamol não adianta meu GO me passou Amoxilina será que realemte posso toma? alguém me ajuda tenho medo de prejudicar minha filha'

    ResponderExcluir
  40. estou Gravida de 5 meses e des do começo da minha gravidez, sinto muita dor de dente. já não durmo' não como e paracetamol não adianta meu GO me passou Amoxilina será que realemte posso toma? alguém me ajuda tenho medo de prejudicar minha filha'

    ResponderExcluir
  41. eu tá bem estou gravida de 3 meses e não aguento mais essa dor de dente
    já tomei paracetamol e não adianta passa mais volta depois não consigo né
    dormir da ta com 5 dias me ajudem

    ResponderExcluir