segunda-feira, 4 de julho de 2011

16

A Sindrome do Bebê Sacudido ou SBS

Por acaso quando batia papo com o Sr Google, fiquei conhecendo a tal "Síndrome do Bebê Sacudido", claro que na hora quis pesquisar o máximo que podia, afinal, todo mundo chacoalha seu bebê, certo? Preciso saber a intensidade então?
A Síndrome do Bebê Sacudido se dá pois existe um pequeno espaço entre o cérebro e o crânio para que haja o crescimento e o desenvolvimento da massa encefálica, e quando se sacode a criança podem ocorrer diversas lesões e o inchaço do cérebro.
Devemos lembrar que você pode ninar seu bebê tranquilamente, apenas evitar que o bebê seja sacudido de forma brusca e parar rapidamente, fazendo assim que algum vaso sanguíneo do cérebro se rompa.
Os estudos indicam que a maioria das vezes ocorre quando a pessoa que está cuidando do bebê perde a paciência quando ele chora muito, isso pode ocorrer com qualquer um, mãe, pai, tio, babás, etc. Por isso a informação é sempre necessária, converse com quem irá cuidar do seu bebê, explique que pode te ligar a qualquer hora, pois assim a pessoa que pode estar perdendo a paciência tenha com quem conversar.
Nem sempre a síndrome se dá ao fato das sacudidas violentas, em algumas brincadeiras isso também pode ocorrer, foi por isso que me chamou muita atenção, pois eu brinco muito com a Clarice de balançar, ela adora e solta muitas gargalhadas, mas a partir de hoje, essas brincadeiras serão com menos intensidade.
Muitas pessoas são contra deixar a criança chorando, mas se você estiver perdendo a paciência, o melhor é deixar o bebê no berço, seguro, e você se distanciar para acalmar os ânimos.
Abaixo o vídeo "O Mundo Maravilhoso dos Pais", sobre a síndrome do bebê sacudido, traduzido e narrado no Brasil pelo Dr. João Augusto Figueiró.

Ser pai ou mãe não é fácil. Às vezes, você deverá ter que parar, respirar fundo, se acalmar e pensar. E lembrar-se sempre: "Mesmo angustiada, desanimada, aflita ou com raiva, não sacuda seu bebê". O sacudir com força uma criança de baixa idade pode causar danos severos no cérebro da criança.

Abaixo um video que mostra em 3D o que acontece no cérebro de um bebê quando ele é sacudido:



16 comentários:

  1. Muito legal saber disso, tambem acabo brincando com um pouco mais de agitação com a Giorgia. Beijoes

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma dica muito legal!
    Eu tive um curso na creche onde trabalha, somente para aprendermos sobre essa síndrome. Sinceramente, antes deste curso, não fazia idéia de que isto existia! Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem,gostarinha de saber como pode balança minha filha,se pode joga ela pra sima,sem masuca minha filha,me respode estou desesperada.

      Excluir
  3. Nossa... Muito bom saber disso...o Theo ama uma agitação ... Vou me conter.... Bjus

    ResponderExcluir
  4. É preocupante... Todo cuidado é pouco principalmente nas brincadeiras...
    Graças a Deus nunca sacudi nenhum dos meus filhos...

    Adorei o post, aliás é minha primeira vez aqui, nem a Carol e nem a Ana Cláudia me convidaram para conhecer o blog, neh? sim é um puxão de orelha! Rss...

    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Que interessante! Adorei o post, não sabia disso e confesso que ás vezes, brincando, chacoalho a minha pequena...Não farei mais isso...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Dica super legal Carol! Aqui quando temos a primeira consulta ainda na gravidez, com a neuvola ganhamos um "Manual" que fala tudo sobre gravidez, parto, pós-parto e cuidados com o bebê nos primeiros 3 meses, daí que eu lembro de lermos, eu e o marido, sobre isso de não poder balançar o bebê e fizemos até brincadeiras...mas o assunto é sério mesmo! Principalmente quando a paciência está no limite corremos o risco sim de chacoalharmos nosso bebê além da medida...

    Parabéns pelo post!!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, vou conversar sobre isso com o ped!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!! Nunca tinha parado pra pensar nisso ..

    Ótima dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. oi meninas boa tarde... eu passei por isso ha uns 6 meses atraz meu filho tinha 3 meses estava na cama brincado com as mãozinhas e eu fui tomar banho e ele ficou na cama com meu marido e de repente meu marido bateu na porta e eu vi meu filho quase morto no colo dele fiquei desesperada perguntei o que tinha acontecido ele me disse q meu bebe tinha começado a chorar e deu um grito e parou se esticou e ficou todo duro, corremos para o hospital intubaram ele na hora e no dia seguinte fizeram um monte de exames e não deu nada ai fizeram uma tomografia e tinha dado uma forte hemorragia dentro da cabeça e ele ficou 19 dias intubados respirando atravez de aparelhos pensei em se matar varias vezes não sabia o que fazer porque meu filho corria risco de vida os medicos ate desiganaram q não tinha mais jeito, mas meu filho foi forte começou da reação e acorda do sono profunda, enchou a cabeça ficou bem enchada, o sangramento parou era uma grande hemorragia ele ficou 2 meses internado de observação, sabe hj não sou totalmente feliz por não saber porq meu filho teve a SINDROME DO BEBE SACUDIDO ele teve todos os sintomas da sindrome e ele foi umas das poucas crianças q sobreviveu, ele teve alta no hospital em junho desse ano veio pra casa com sonda teve alta ja estava com 6 meses de idade, ele parou no tempo voltou outra criança como um recem-nascido e hj tem 8 meses de idade passa na fisio, na fono,e ainda não tenho a certeza q ele pode ter perdido a visão porque ele não acompanha nada, os bracinhos só vive pra baixo tem o pescoço mole, não senta, só toma leite, ele ficou com atraso no desenvolvimento mental, sequelas no desenvolvimento motor e outras coisas q acho q vcs ja tenham lidos as causas e os sintomas... digo para vcs não é facil hj eu spi uma guerreira por não ter desistido e ele é um guerreiro por ter lutado contra tudo quem sabe algum dia eu aceito tudo q aconteceu e paro de chorar e aceito de vez tudo q se passou e esquecer do passado e viver como se ele fosse uma criança perfeitaa!! obrigada as todas q teve um tempinho para lê... fique com Deus

    ResponderExcluir
  10. (continuação do de cima)... eu achei q meu bebe fosse o unico a ter mas quando pesquisei na internet e vi alguns videos com crianças que teve SINDROME DO BEBE SACUDIDO (SHAKE A BABY) eu chorei, crianças perfeitas e de repente hj são especiais cada crianças lindas q fazia de tudo como meu filho hj tem q aprender tudo de novo e a maiorias das crinças demora voltar a fazer o que fazia, hj eu ja posso aposentar me filho isso me doi e fazer... pergunto pra Deus todos os dias por q aconteceu isso com meu filho porq justo com ele e nunca há respostaa...

    ResponderExcluir
  11. querida anonima, saiba q vc é uma guerreira, e seu bebe tb! obrigada por compartilhar conosco sua experiencia, com certeza seu filho tem a melhor mãe do mundo por ama-lo tanto! comente sempre que quiser! bjs

    ResponderExcluir
  12. obrigada linda sempre que poder irei sim comentar, eu sou uma mãe jovem tenho 19 anos me chamo Thaís, é meu primeiro filho, sabe é uma barreira q enfrento porq não é facil de esquecer e fora que o conselho tutelar quase tirou ele de mim sabee sofri muito eu não sei o por q meu filho teve a SINDROME DO BEBE SACUDIDO como ele estava com meu marido quando meu filho passou mal se meu marido balançou ele ou ate sacudio eu sei q não foi por maldade porq eu vi o desespero do meu marido, meu marido não é o pai do meu filho mas tem um carinho por ele... então como eu tinha falado eu quero sim saber um dia o porq, eu pergunto sempre para Deus o motivo e como eu tinha dito nunca ha resposta (CAROL LIÔA vc tem facebook???)

    ResponderExcluir
  13. Carol eu acho q te achei no facebook... te add bjss

    ResponderExcluir