sexta-feira, 22 de julho de 2011

2

A contagem do tempo de gravidez - semanas? meses? trimestres?

Via de regra, uma gravidez dura 9 meses, certo? Mas é só a gente ficar grávida pra perceber que, na verdade, a gestação é contada em semanas. Aí a cabeça da futura mamãe de primeira viagem dá um nó.
É sobre isto que vou falar hoje: a contagem do tempo durante a gravidez.
Uma gravidez dura, em média, 40 semanas  (sendo que é considerada “a termo” uma gravidez entre 37 e 42 semanas). A questão é que, na maioria das vezes, é muito difícil saber exatamente o dia em que houve a concepção. Assim, convencionou-se contar as 40 semanas a partir do 1º dia do último ciclo menstrual. Por isso, futuras mamães, é esta a data que tem de estar na ponta da língua: o dia em que começou a última menstruação (DUM: Data da Última Menstruação). É a partir desta data que será calculada a sua DPP (Data Provável para o Parto).
Na prática, isso tudo quer dizer que, quando ocorre o atraso da menstruação seguinte, a futura mamãe já conta – aproximadamente – 4 semanas de gestação, muito embora a concepção tenha ocorrido, provavelmente, 2 semanas atrás. É isto mesmo: a contagem da gravidez começa, portanto, antes mesmo de você engravidar. Pode parecer estranho, mas esse é o padrão adotado e – quem já teve bebê sabe – rapidamente nos acostumamos a falar em semanas. E a contar cada uma delas (de frente para trás e de trás para frente). E a comemorar cada uma delas.
Mas tem gente que não sabe a data da última menstruação ou possui um ciclo irregular demais. E aí? Como fazer a contagem? Bom, isso é muito comum e não há motivo para preocupação. Os exames de ultrassonografia indicarão o tamanho do embrião e o médico calculará a idade gestacional e, então, a DPP. Nesse caso pode ocorrer pequena variação a cada novo exame, mas deve ser considerada a data apresentada no primeiro exame, já que até as 13 semanas de gravidez os embriões crescem de maneira mais uniforme.
É claro que, além de a mamãe fazer as contas de suas semanas de gestação, ela terá de responder – muitas vezes – à pergunta: “Está grávida de quantos meses?”. E a maioria dos pobres mortais não mergulhados no mundo mágico da maternidade não entenderá NADA se você responder em semanas!  Então, use a sua DUM para marcar a mudança de mês. Explico: se a sua DUM é o dia 1º de maio, por exemplo, você completa 1 mês de gestação em 1º de junho (e entra no 2º mês), 2 meses em 1º de julho (e entra no 3º mês), 3 meses em 1º de agosto (e entra no 4º mês) e assim por diante, de forma que em 1º de fevereiro a sua gestação completará 9 meses (nota: essa contagem será aproximada, pois a real DPP para DUM em 1º de maio seria 5 de fevereiro.). Assim o problema da contagem dos meses estará resolvido e você responderá de maneira satisfatória a todos!
Repare que, quando você completa 8 meses, entra no 9º mês! E completa esse último mês próximo à sua DPP.
Em outras palavras, se você completou, por exemplo, 6 meses de gestação ontem, é correto dizer “Estou grávida de 6 meses” e também é correto dizer “Estou no 7º mês de gravidez.” Lógica pura!
Não custa dizer, por fim, que a contagem dos “trimestres” também será importante durante a gestação, já que marcam 3 fases bem diferentes. O 1º trimestre (até o final do 3º mês ou até a 12ª semana) é o início da gravidez – fase marcada pelos enjoos, pelo sono (que algumas sortudas podem não ter, óbvio). O 2º trimestre (até o final do 6º mês ou até a 28ª semana) é o meio da gravidez, quando os sintomas iniciais já se foram e a barriga ainda não pesa tanto; esta fase costuma ser a mais gostosa. O 3º trimestre (a partir da 29ª semana) é a reta final da gestação, quando a barriga já pesa bastante e a futura mamãe pode sofrer com inchaço e dores nas costas, entre alguns outros pequenos ou grandes incômodos.
Agora é só sair por aí fazendo as contas e distribuindo os números da sua felicidade!

Beijos,








2 comentários:

  1. Nossa, só de lembrar já fico confusa kkkk
    e os medicos contam 1 mes como 4 semanas ai no fim da 10 meses afff, ai eu decobri que a gestação e medida pelos ciclos lunares cada fase 7 dias, ou seja 1 mes lunar tem 28 dias, mais é tão gostoso acompanhar semana a semana...

    ResponderExcluir
  2. que isso, achei estranho isso de começar a contar no primeiro dia do último ciclo sendo que é óbvio que a mulher ainda nao estava grávida. pq não contam da data provável da ovulação após esse último ciclo??? Já que tb existe a tal conta pra saber sobre ovulação e que provavelmente a mulher engravida neste periodo...
    ahhhh muito complicado!!!

    ResponderExcluir