segunda-feira, 18 de julho de 2011

25

Sangue na fralda - Recem Nascidos

Assim que tivemos alta da maternidade, a pediatra me informou "não se preocupe se houver sangue na fralda, é normal em recém-nascidos".
Chegamos em casa e os dias seguintes vieram com uma "falsa mestruação" nas fraldas da Clarice.
Até a vovó não sabia disso, e disse não se lembrar se isso aconteceu comigo também, mas para as futuras mamães, isso é normal, pesquisei na internet e encontrei muito pouco sobre esse assunto, perguntei a algumas mamães de meninas que me disseram que isso não ocorreu, e que não foram informadas sobre tal fato, então para esclarecer melhor este assunto já que o Google não ajudou, fui tirar minhas duvidas com a Pediatra da Clarice, Dra Alba.
Para as mamães preocupadas, essa postagem é sobre bebês RN, então, se seu bebê já tem mais de 1 mês, e houver sangue na fralda, podem ser outros fatores.
De acordo com a pediatra esse sangramento vaginal ocorre porque a bebê esteve em contato com as variações hormonais da mãe, e ao nascer ela não estará mais em contato com esses hormônios e por isso aparece essa falsa mestruação, tende a desaparecer rapidamente, no nosso caso ficou por uns 15 dias, mas podem ocorrer de apenas 1 ou 2 dias.
E para que todas as mamães ficassem despreocupadas perguntei se acontecia com meninos também, e de acordo com ela, o que pode se encontrar nas fraldas de meninos é uma coloração mais escura que não é sangue, apenas a descamação da uretra.
Por isso mamães e papais de primeira viagem, não se preocupem.
E lembrem-se, pode ocorrer com alguns bebês, não acontece com todos, mas tudo é natural e nada para se preocupar.

25 comentários:

  1. Essa informaçao é super importante para deixar os papais calmos quando ver a fralda assim pela primeira vez. Se por acaso eu tiver menina, estarei antenada.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Eu não fazia ideia que isso poderia acontecer, ótima informação Carol.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Como foi acalentadora essa informação... Eu fiquei super preocupada quando ontem e hoje a minha bebezinha de 4 dias de vida apresentou esse sanguinho... Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por essas informações.Você me ajudou a ter calma quanto ao mesmo caso com nossa filhinha.
    Att. Aureliano

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por essas informações, você me ajudou bastante. Nós estávamos bem preocupados com nossa filhinha.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por essas informações.Você me ajudou a ter calma quanto ao mesmo caso com nossa filhinha.
    Att. Aureliano

    ResponderExcluir
  7. Obrigado mesmo!! Estava tentando até ligar para minha pediatra, pois achava que isso era só nos primeiros tres dias

    ResponderExcluir
  8. nossa estava desesperado a minha filha esta a 3 dias com sangramento vaginal ,ja chorei e me desesperei ... obrigado

    ResponderExcluir
  9. eu ja estava passando mal em ver a minha filha que fez 5 dias e esta sangrando pela vagina.agora estou bem mais calmo obrigado pela informaçao

    ResponderExcluir
  10. Carol, muito bonita a acção que fez ao partilhar com futuras mães, e mães a sua experiência, eu já a li um pouco tarde, assim que vi o sangue na fralda da minha filha desesperei e corri para o hospital, no qual esperei 1 hora para ser vista por um médico de clínica geral que em vez de me dar a informação correta disse que poderia ser uma ferida pegou numa lanterna e pôs-se a procurar a ferida na vagina da minha filha (irreal), o que vale é que no hospital havia pediatra que ia entrar de plantão dai a 2 horas e ela lá nos tranquilizou e disse que era muito comum...realmente li muito durante a gravidez embora as duvidas sejam sempre muitas, mas nunca vi nenhuma informação em nenhum site, livro...sobre o que aconteceu...daí mais uma vez o agradecimento por partilhar....

    ResponderExcluir
  11. Carol, muito bonita a acção que fez ao partilhar com futuras mães, e mães a sua experiência, eu já a li um pouco tarde, assim que vi o sangue na fralda da minha filha desesperei e corri para o hospital, no qual esperei 1 hora para ser vista por um médico de clínica geral que em vez de me dar a informação correta disse que poderia ser uma ferida pegou numa lanterna e pôs-se a procurar a ferida na vagina da minha filha (irreal), o que vale é que no hospital havia pediatra que ia entrar de plantão dai a 2 horas e ela lá nos tranquilizou e disse que era muito comum...realmente li muito durante a gravidez embora as duvidas sejam sempre muitas, mas nunca vi nenhuma informação em nenhum site, livro...sobre o que aconteceu...daí mais uma vez o agradecimento por partilhar....

    ResponderExcluir
  12. obrigado pela informação pois eu estava preocupada com minha netinha que nasceu há cinco dias ela fez força pra chorar e saiu secreção da vagina dela e minha filha viu ,eu falei pra ela que era norma mesmo assim eu fiquei preocupada,obrigado

    ResponderExcluir
  13. obrigado pela informação pois eu estava preocupada com minha netinha que nasceu há cinco dias eu fui trocar ela e notei que a fralda dela estava suja de sangue e a minha filha viu também ela perguntou se era normal eu falei que era só não sabia esplicar obrigado mesmo pois eu estava desesperada.

    ResponderExcluir
  14. Ocorreu o mesmo com a minha sobrinha e nós levamos ao pediatra desesperadas, mas ele realmente disse que é normal e devido aos hormônios mesmo. Ele só não nos disse por quanto tempo ocorreria (também atendeu com um certo descaso). Obrigada pela informação, muito útil.

    ResponderExcluir
  15. Uffaaa como é bom saber usar a internet para o bem, Meu nome é Patrícia e tive minha princesa faz 6 dias...hoje fui troca-la e encontrei sangue na fralda fiquei muito angustiada pedindo a Deus que não seja nenhum problema...E se acontecesse novamente já ia para o hospital pois o papai ficou super preocupado....mas kibom q vi essa postagem fiquei mas traquila,graças a Deus!!!

    ResponderExcluir
  16. kibom que vi essa postagem...acalmou meu coração pois apareceu na minha pequena de 6 dias que susto!!!!
    Parabéns pela postagem...nos ajudou muito...

    ResponderExcluir
  17. Carol, ótimo esclarecimento, passei por essa situação esta noite, me assustei muito e corri ao pronto socorro com minha filha, achei que fosse hemorragia, mas a médica me esclareceu exatamente com a mesmas palavras que você postou fiquei mais tranquila depois da conversa... Pessoas com você ajudam muito postando essas experiências.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei preocupa pois filha da minha filha estava sangrando com seis dias de nascida será mesmo que é normal? Queria depoimento de uma pediatra

    ResponderExcluir
  19. Fiquei preocupa pois filha da minha filha estava sangrando com seis dias de nascida será mesmo que é normal? Queria depoimento de uma pediatra

    ResponderExcluir
  20. parabens pel a respostafoi exata o ke perguntei ao google...fikei assustado primeira vez sendo pai ai perguntei pra minha mae e kase deu um treco nela....mas deçois de.essa resposta to bem mais trankilo....obg...

    ResponderExcluir
  21. Obrigada, minha bebe tem 4 dias e apresentou esse sanguinho tbm, fiquei super preocupada, agora estou mais calma!

    ResponderExcluir
  22. Obrigada , minha bebê tem quatro dias hj e apresentou esse sanguinho na fralda, fiquei super preocupada, agora estou mais tranquila! bjus...

    ResponderExcluir
  23. Uma informação desse sentido só merece elogios,pois ,esse fato nos supreendeu pois ficamos preocupados com minha netinha Leticia,que nasceu em 02-10-13, apresentou esse sintoma,mas graças a esse tipo de informação nos tranqiulizamos,pois essa informação merece uma maior divulgação.Opto que seja informado no sistema de radio e TV para que ,esse sintoma não assuste as novas Mamães atuais e previnam as futuras.

    ResponderExcluir
  24. ACONTECEU COM MINHA FILHA EU VI O SANGE E JA COMESEI A CHORA MAIS AGORA TO MAIS DISPREOCUPADS

    ResponderExcluir
  25. ACONTECEU COM MINHA FILHA QUE SO TEM 4 DIAS AGORA EU TO MAIS ALIVIADA

    ResponderExcluir