terça-feira, 31 de maio de 2011

3

Amamentação - Histórias e Experiências

Olá!
Pegando carona no post de ontem, da Carol, hoje o nosso post coletivo é também sobre AMAMENTAÇÃO. A intenção é passar às futuras mamães um pouco da nossa experiência, na certeza de que informação sobre isso pode salvá-las de apuros e, então, fazer com que possam aproveitar um dos momentos mais sublimes da vida materna. Afinal, amamentar, além de super importante, é uma delícia (mas só depois que vencemos desafios que, às vezes, parecem insuperáveis).

1- Você se preparou, durante a gestação, para a amamentação? Como? Fez diferença?

Tati: Sim. Passando bucha vegetal nos mamilos e não passando hidratante neles durante toda a gestação, para que os mamilos ficassem mais resistentes. No último trimestre, passei a usar Lanidrat nos mamilos à noite. Creio que essas medidas fizeram MUITA diferença. Afinal, em nenhum momento os meus mamilos racharam ou ficaram feridos durante a amamentação.

Cy: Sim. Também passava a bucha vegetal todos dias na hora do banho e ficava também puxando os bicos para fora pois não tinha muito, assim como o meu GO ensinou.

Carol: No começo passava a toalha e pomada nos seios, mas depois de um evento de gestantes, uma pediatra disse que mexesse o menos possivel nos seios, pois assim estimulava o utero a começar as contrações, e assim parei tudo que eu fazia, e fiquei apenas com o banho de sol nos seios. Não adiantou de nada...

Ana: Minha resposta e parecida com a da Tati e Cy. Passei levemente bucha vegetal nos mamilos durante uns 15 segundos em cada no banho e suspendi o uso de hidratante neles durante toda a gestação para que os mamilos ficassem mais resistentes. Meus mamilos não racharam e nem se feriram durante a amamentação. Caso se machuquem, usarei lansinoh. Um fator determinante que me ajudou no preparo e durante a amamentação é ler muito sobre o tema, já que o meu sonho era amamentar meu filho, e entender que a "pega" do neném para amamentar também é muito importante. Então, reuni bastante dicas sobre o que fazer em diversas situações na amamentação para eu me sentir segura e ter vários recursos para resolver os problemas.


2- Você acha que poderia ter feito mais alguma coisa durante a gestação para melhorar a amamentação?

Tati: Sim. Meus mamilos são muito curtos; quase planos. Isso dificulta MUITO a pega do bebê. Creio que eu teria evitado esse problema se, durante a gestação, eu tivesse usado conchas de silicone, que têm a função de "formar" os mamilos. Como não fiz isso, a solução foi, durante o 1.º mês do Miguel, usar bicos de silicone que permitiam que ele abocanhasse corretamente.

Cy: Só conheci as conchas de amamentação depois do parto, infelizmente, se soubesse delas antes poderia ter usado todos os dias na hora de dormir, acho que teria ajudado bastante.

Carol: Depois que a Clarice nasceu que fui ficar sabendo que existiam "tipos" de mamilos, e o meu poderia ter sido preparado para aquele momento, tanto com a concha como com um sutiã proprio para mamilos planos.

Ana: Meu obstetra disse para eu tomar banho de sol e usar a concha de silicone a partir da 32ª semana de gestação. Não fiz nenhuma das duas e ainda bem que não tive problemas, pois ele me orientou corretamente e se tiver outra gestação, farei todo o recomendado.


3- Imediatamente após o parto, você conseguiu amamentar? Como foi a experiência?

Tati: Não. E esse foi o meu grande problema. Imediatamente após o parto, o Miguel foi colocado sobre mim. Sugou. E assim foi durante toda a nossa estada na maternidade e, depois, em casa. Contudo, embora ele sugasse bem e com intervalos curtos, o meu leite não descia. Não se percebia nem sinal de colostro. No 5.º dia, já quase desesperada e complementando (digo complementando porque eu não deixava de oferecer o seio) com Nan, liguei para a minha obstetra, que me indicou que tomasse Plasil (sim; aquele remédio para estômago). Só aí o meu leite desceu no dia seguinte (6.º dia após o parto). Foram longos dias de preocupação, frustração, tristeza.

Cy: Não. Muitas horas depois (no mesmo dia) consegui amamentar, com muita dificuldade, porém saía um pouco de colostro, o leite desceu mesmo no 3° dia.

Carol: Sim, imediatamente, eu tinha muito colostro, e no 3º dia como a pediatra informou o leite surgiu.

Ana: Logo que nasceu, Erik foi para meus braços e imediatamente o posicionei para a amamentação, mas ele não quis sugar ou mamar durante mais de 30 minutos. Nem chorou ao nascer e nesse período queria só olhar e sentir o ambiente. Tanto a pediatra neonatal e meu obstetra me confortaram afirmando que isso é normal. Duas horas depois do parto, no apartamento, Erik chorou, ofereci o seio e eis que apareceu o colostro. Amamentei exclusiva e em livre-demanda numa boa e meu leite desceu no 3º dia.


4- Você teve rachaduras ou outro tipo de problema alguns dias após o parto?

Tati: Não tive rachaduras e nenhum tipo de ferimento. Acho que isso se deve ao uso dos bicos de silicone, principalmente. Meu único problema foi, mesmo, a descida do leite muito tarde.

Cy: Sim. Os seios ficaram um pouco rachados, porém nada tão assustador, uma pomada específica e a concha de amamentação resolveram em pouquíssimos dias.

Carol: Sim, meus seios machucaram muito, sem saber o que fazer continuei usando o sutião que abafou meus seios piorando a situação, com muita dor resolvi usar o bico de silicone que acabou obstruindo meus seios fazendo com que a Clarice emagrecesse.

Ana: Quando acordei no 3º dia após o parto meus seios estavam imensos de tanto leite, talvez umas 5 vezes maior que o tamanho normal. Fiz bastante massagem para evitar empedramento e expressei leite manualmente, algumas vezes por dia. Dois dias, a demanda de leite já estava se ajustando às necessidades do meu filho.


5- Você conseguiu estabelecer a amamentação? Se sim, após quanto tempo?

Tati: Considerando a grande dificuldade que tive, posso considerar que consegui sim estabelecer a amamentação após a 1.ª semana. Mas nunca exclusiva. Como meu leite desceu apenas no 6.º dia, óbvio que até lá o Miguel tomou Nan. Depois disso, ele passou a mamar muito bem, mas (talvez por medo) eu nunca consegui (e nem tentei) tirar a mamadeira de Nan que ele toma antes de dormir. Então ele mama o dia todo, mas à noite - além de mamar - toma Nan.

Cy: Sim. Desde o começo, não fosse o refluxo a amamentação seria exclusiva até os seis meses de idade da Marcela, infelizmente com o problema desde os 3 meses e meio tive que complementar para ganhar peso.

Carol: Ainda não, mas luto para que consiga logo! Devido a obstrução do seio por conta do bico de silicone, o leite diminuiu e tive que dar complemento no copinho, por ser mais facil ela não queria mais mamar no peito, com muita insistencia, e passando o complemento para a mamadeira ela resolveu mamar novamente no peito, mas isso ainda depende muito do dia, tem dias que ela nem pega o peito, ficando apenas com o complemento e tem dias que ela mama maravilhosamente bem.

Ana: Sim, desde que nasceu.


6- Se você pudesse dizer algo sobre amamentação às futuras mamães, o que diria?

Tati: Mamãe, durante o pré-natal, leia muito, converse muito com o obstetra e, acima de tudo, levante hipóteses e faça perguntas específicas e diretas. Exemplo: "O meu mamilo está ok para amamentar ou eu devo tomar algum cuidado, como passar bucha ou usar conchas de silicone?"; "O que eu faço para estimular a minha produção de leite?"; "O que eu faço se, após o parto, o meu leite demorar muito para descer?". Em minha próxima gestação, vou desconfiar se até a 35.ª semana eu não tiver uma gota de colostro. Mais uma dica: Veja se há, na sua cidade, grupos de apoio à amamentação. Estou certa de que eles podem ajudar mais do que os obstetras. Se possível, procure esse grupo durante a gestação. Certamente será útil. Por último: tenea muita paciência para vencer possíveis dificuldades; a recompensa é enorme. Poder amamentar é uma delícia!!!

Cy: O mais importante é se munir de toda informação possível sobre a amamentação, usar a buchinha vegetal nos bicos, não deixar pra última hora as conchas e usar pomadas específicas, isso evitará sofrimento e consequentemente será só felicidade poder dar o que há de melhor para o seu bebê.

Carol: converse com seu obstetra, peça informação, se puder entre em grupo para amamentação eles ajudam muito, e tenha em mente que pode ser um momento dificil, mas que você não pode desistir, e por isso precisa saber como agir nesse momento.

Ana: Tudo o que as amigas disseram acima eu concordo porque é muito importante e fundamental para o sucesso da amamentação. Ficar quase 60% do tempo amamentando, após o parto (duas/três primeiras semanas) é muito exigente, mas para mim foi extremamente satisfatório e prazeroso. Sugiro que converse abertamente com mães que você tenha intimidade para conhecer como são os primeiros dias de amamentação, os sentimentos envolvidos, dicas, técnicas e apoio. Nós voltaremos a tocar neste assunto mais vezes aqui no blog.

3 comentários:

  1. Meninas, que ótimo post!!!
    Bem informativo, creio que vai ajudar muitas mamães.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. nossa que legal!!!!se soubesemos de algumas dicas assim antes talvez nao sofreriamos tanto!!kkkk eu passei muito a lanolina,mas mesmo assim rachou ui!!!bjosss

    ResponderExcluir
  3. Tb adorei o post, meninas! Acho, de verdade, que o blog está muito útil! Beijosss

    ResponderExcluir