sexta-feira, 24 de junho de 2011

12

Alimentação dos bebês - Etapa 1

A hora de trocar o leite materno exclusivo por outros alimentos é de deixar qualquer mamãe de cabelo em pé. Afinal, trata-se de uma transição grande e importante, que requer período de adaptação, paciência, criatividade e muito amor.

Aqui em casa, não sei se por sorte ou porque estou fazendo algo direitinho (ou quem sabe as duas coisas), a coisa está funcionando muito bem. Sem choro, sem drama, sem sofrimento... Apenas com uma linda boquinha aberta esperando a próxima colherada. É por isso mesmo que resolvi compartilhar com vocês essa minha experiência, contando detalhadamente sobre como tudo tem acontecido.

Miguel está com quase 5 meses. Em 2 semanas e meia eu volto a trabalhar. Pesquisando e conversando bastante com a pediatra, decidimos que a introdução de novos alimentos à dieta dele seria feita por mim, antes de minha volta ao trabalho. E esta é a primeira dica que dou: se esta é uma fase tão nova e que pode despertar tanto stress no bebê, então que a mamãe cuide dela. Certamente o fato de a mudança ser feita por alguém em quem o bebê confia plenamente será de grande valia. Não deixe a tarefa para escola / creche / babá / vovó / cuidador.

É necessário parcimônia ao oferecer novos alimentos. Ou seja: não ofereça tudo de uma vez ao seu bebê. Você precisa aocustumá-lo aos poucos aos novos sabores e, ainda, precisa ver a reação que cada um dos alimentos provocará no organismo. Devemos estar atentas a possíveis alergias e a alimentos que prendam ou soltem demais o intestino.

Começamos pelas frutinhas (estou chamando de Etapa 1 no título deste post): sucos pela manhã e papinhas à tarde (sempre em intervalos entre mamadas - elas não devem ser cortadas, muito menos de uma vez!). Os seguintes ingredientes são os mais indicados:

- Para os sucos
Laranja (serra dágua ou lima - as demais são ácidas)
Pera com laranja (utilizo a pera willians, que é docinha e macia)
Maçã com laranja
Mamão com laranja
Cenoura com laranja

Nota: 100 a 150ml é o suficiente. O suco NÃO substitui mamadas.

- Para as papinhas
Banana amassada (a princípio, banana prata)
Mamão amassado
Pera raspadinha
Maçã raspadinha

Nota: Evite triturar ou liquidificar papinhas. É necessário - desde já - estimular a mastigação.
Nota 2: As papinhas de frutas também NÃO substituem mamadas. Pode ser apenas que atrasem um pouco o próximo leitinho.

Observação importante: os sucos e as papinhas devem ser 100% fruta. Não misture água e, principalmente, não coloque açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante (isso só faria surgir um péssimo hábito).

Se não tiver sucesso na primeira vez em que oferecer um alimento, não considere que a criança "não gostou". Para chegar a essa conclusão, é necessário oferecer o mesmo alimento 20 vezes (em dias diferentes, claro)!

Esteja atenta às reações do sistema digestivo. O cocô do bebê certamente vai mudar, mas ele não deve ter dificuldade para evacuar. Isso aconteceu com o Miguel. Ele passou a fazer cocô cerca de 3 vezes por dia, mas com grande dificuldade. O cocô saía aos poucos e com consistência de massinha de modelar. Não pode. Tivemos de fazer adaptações:

- Trocar a banana prata pela banana nanica
- Suspender a maçã e a cenoura
- Oferecer mais mamão

Mesmo assim, o intestino continuava preso. Aí o jeito foi apelar para a ameixa. E tenho feito assim: toda noite, coloco 2 ameixas secas de molho num copo com água filtrada. Pela manhã, ao fazer o suco, bato junto uma das ameixas (a outra eu mesma como rsrs). A água que fica no copo também é aproveitada. Miguel, que ainda não aceita bem a água, passou a tomar água misturada com um pouquinho da água da ameixa. Vantagem dupla: ele bebe água e ajuda o intestino.

O suco preferido: laranja + mamão + ameixa. Miguelzinho toma tudo e chora querendo mais!!! Fica mesmo uma delícia; docinho, docinho.

Para saber mais sobre alimentos que prendem, soltam o intestino ou provocam gases, clique aqui. Esse link me foi passado há alguns dias pela amiga Aline Martins, no Facebook. Obrigada, Aline.

Dica: Tente oferecer o suco em copinho em vez de mamadeira. A transição depois é bem mais fácil (já sabemos que tirar o hábito de tomar mamadeira não é tranquilo!).
A minha ideia, antes de eu precisar dar complemento de L.A. ao Miguel, era nem apresentar mamadeira a ele; pular direto para o copinho. Como não foi possível e eu precisei complementar, hoje ele toma o leite na mamadeira e o suco no copinho.
Importante: escolha um copo com válvula antivazamento, que permita que o fluxo seja controlado por meio da sucção. Um copo comum pode fazer com que o bebê se engasgue devido ao grande volume de líquido que sairá de uma vez. Nós usamos e aprovamos o copo Soft Color, da Kuka.

Bom, passada a fase de adaptação a essa primeira fase (e tendo obtido sucesso), comecei a arriscar outras frutinhas:

- Papinha de Manga
- Papinha de Avocado (o abacate comum é pesado e gorduroso demais)
- Suco de Melancia

Há alguns dias, encontrei links super interessantes sobre introdução de novos alimentos e sobre preparo dos suquinhos. Vale a pena dar uma olhadinha.

Na próxima semana (1 mês após começar a oferecer as frutinhas), iniciaremos o que chamarei de "Etapa 2": a introdução das papinhas salgadas. Essas sim substituem uma mamada e, certamente, merecerão um post exclusivo. Farei isso em algumas semanas, tão logo eu saiba o que falar. Por enquanto, espero que essas dicas para a Etapa 1 ajudem algumas mamães.

E vamos torcer para que as boquinhas continuem abertas, ansiosas pela próxima colherada!

Beijossss,




12 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I o post
    Estou tendo um pouco de dificuldade com o Thiago pq ele ficou com intestino preso e tb pq alguns sucos e frutas nao agradaram o meu pequeno.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post Tati! Por aqui ainda não começamos a introdução de novos alimentos, como eu não estou trabalhando achamos melhor deixar para os 6 meses mesmo. Masss tenho acompanhado a saga das amigas mamães, e sei que para algumas tem sido bem complicado e sofrido, então já estou lendo tudooo que posso sobre o assunto para quando chegar o momento ter sucesso!!! Elias não gosta de mamadeira, já tentei várias marcas diferentes, daí que achamos que ele nunca vai usar a mamadeira mesmo e então já compramos o copinho de transição. Compramos o da NUK e o da NAM, claro q ele ainda não usou, mas já mostrou interesse e gostou de manusear os dois..rs rs.. já é um começo, né?!
    Obrigada pelas dicas, já estão devidamente registradas!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Assim que a pediatra liberar a introdução de novos alimentos vou colocar em pratica as dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!!!!!
    realmente dar uma coisa por vez é muito mais fácil, Pedrinho já ate escolheu sua fruta favorita: Pera, mais ele não ta aceitando nada amassado, só aceita quando eu passo no liquidificador affff

    ResponderExcluir
  5. Também adorei o post!!!
    Aqui a introdução foi super sossegada, utilizando o método do post. Eu comprei o copo de transição, a Mayu até toma, mas prefere tomar em copo normal. Ama figo e mamão.
    Ah, eu passava as frutas na peneira, mas NÃO recomendo. Muito melhor dar raspadinha ou amassada.

    ResponderExcluir
  6. Shooow Tati! super importante esse tipo de informação na hr q estamos a maioria passando por isso! Eu to conseguindo dar as frutinhas raspadinhas agora, p minha felicidade ela resolveu comer! o suco eu tava colocando água, dps q li aqui vou tentar dar puro pra ver se ela aceita, pq aguado ela num gosta!
    beeijo

    ResponderExcluir
  7. Nosssaaa..eu to tendo a maior dificuldade com a Klara...ela nao quer nda alem do peito..ahhh mais vou continuar nas tentativas...rs
    adorei o post e com certeza me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas! Daqui um tempo vou usá-las! Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas! ja sei p onde correr quando começar a introduzir os alimentos com a Clarice!! bjss

    ResponderExcluir
  10. Taaatiii... Obrigadíssima pelas dicas! Estou quase nessa fase. Dia 5 de junho a Anna Sophia completa 6 meses e começarei a introdução de alimentos. Foi ótimo ler isso agora. Me despertou para ler mais coisa sobre o assunto. Bjos para vc e Miguelito.

    ResponderExcluir
  11. Inicei as frutinhas faz 15 dias (meu filho tem hj 6 meses e 15 dias) e ele esta com um pouco de prisao de ventre (coco parece massinha de modelar). Ele chora pra evacuar e eu quase choro junto. Vou seguir as dicas sugeridas. Obrigada.

    ResponderExcluir