sexta-feira, 3 de junho de 2011

9

Higiene Natural Infantil

Olá!

O post de hoje deveria ser sobre fraldas (o dossiê), mas:
1- recebemos MUITOS e-mails a respeito (obrigadaaaaa, queridas amigas!) e a mamãe dodói aqui (com um bebê também resfriado) não conseguiu analisar todos, então esse post será o da semana que vem, ok?;
2- estava, desde a semana passada, cismada com um determinado assunto, de tal forma que não resisti em pesquisar um pouquinho sobre ele para conversarmos a respeito.

Sendo assim, o post de hoje é sobre HIGIENE NATURAL INFANTIL

Mas de onde eu tirei isso?
Dia desses, no Programa Mais Você, a Ana Maria Braga mostrou uma foto da netinha dela usando o troninho (peniquinho). Até aí tudo bem, mas... a pequena Joana (a neta) tem apenas 3 meses de vida!!!

É que a mãe da bebê é adepta do método sobre o qual este post se refere!

Apresento, então, trechos de uma matéria sobre Higiene Natural Infantil. Se quiser ler a matéria na íntegra, clique aqui.



Enquanto a maioria das mamães decide entre usar fraldas de pano ou descartáveis, um crescente número de pais defende que a criança não deve usar nenhum tipo de fralda. É isso mesmo! Defensores da higiene natural infantil, também conhecida como retirada precoce da fralda, alegam que é possível treinar o bebê para usar o vaso sanitário logo após o nascimento.

A ideia de deixar um bebê sem fralda pode soar estranha e até mesmo cruel, mas não se trata de nenhum conceito novo. Na verdade, metade das crianças no mundo - principalmente na Ásia e na África - nunca usa fraldas. Elas são todas treinadas para usar o vaso sanitário por volta de 1 ano de idade. Na China, por exemplo, crianças usam uma calça com abertura traseira. Assim, quando a mãe percebe a necessidade da criança, pode levá-la imediatamente para o local adequado. Os praticantes do método da higiene natural infantil também ficam atentos à linguagem corporal da criança, bem como a indícios verbais e de tempo.

Os pais têm recorrido à higiene natural infantil devido a uma série de razões. Obviamente, é uma opção menos nociva ao meio-ambiente e mais barata que as fraldas. Defensores também destacam que os bebês se sentem mais confortáveis sem fraldas (e sem assaduras) e que estar em sintonia com as necessidades das crianças fortalece o elo emocional.

De acordo com Laurie Boucke, que escreveu dois livros sobre o assunto, com a higiene natural infantil, normalmente as crianças passam a usar o banheiro de forma independente aos 2 anos (fonte: Infant Potty Training]. Crianças treinadas pelo método tradicional não utilizam o banheiro antes dos 3 anos em média [fonte: Contemporary Pediatrics].

Mas então, como treinar um bebê de 3 meses a usar o vaso sanitário? Você precisa monitorar sua criança 24 horas por dia para prevenir acidentes? E o que acontece quando você está presa no trânsito e seu bebê sem fraldas sente aquela vontade?


Se você quer aprender a técnica da higiene natural infantil, a chave é aprender a linguagem corporal do bebê. É possível iniciar esse aprendizado a partir do nascimento. As crianças podem não ser capazes de expressar verbalmente sua necessidade de ir ao banheiro, mas elas definitivamente dão indícios. O bebê pode mostrar sinais de incômodo quando precisa defecar ou urinar. Sua tarefa, em poucas palavras, é ler esses sinais e levar a criança ao banheiro logo em seguida.


Os outros fatores chave

Tempo - é bem simples calcular os horários em que o bebê faz suas necessidades. A maioria tem um intervalo bastante regular ao longo do dia e alguns minutos após acordar ou comer. Muitos defensores da técnica dizem que depois de um tempo podem simplesmente "sentir" quando a criança precisa ir ao banheiro [fonte: Natural Wisdom (em inglês)].

Indícios verbais - esta é a parte da comunicação. O bebê comunica sua necessidade e, a seguir, você emite um som especial a ele (normalmente um som de "ssss" ou "shhh"), como se estivesse usando o banheiro. Logo o bebê associa o som à experiência.

Especialistas dizem que é melhor iniciar a retirada da fralda antes dos 6 meses de idade. Depois disso, ainda é possível, mas a criança estará acostumada a usar fraldas e terá mais dificuldade para aprender novos hábitos. Laurie Boucke alega que a maioria das crianças tem um "razoável controle" por volta dos 12 a 18 meses e que o treino normalmente é feito durante 24 meses [fonte: Infant Potty Training (em inglês)].

O seu filho não precisa ficar sem fralda o tempo todo - você não vai comprometer o seu êxito se colocar fraldas nele durante uma única noite ou em uma longa viagem de carro. Mas tudo acontecerá mais rapidamente se um dos pais ou a babá puder estimular o bebê o tempo todo. Você pode ser bem-sucedido com a técnica da higiene natural infantil mesmo se trabalhar em período integral e seu filho passar o dia em berçário.


Obviamente, os pais precisam considerar muitos fatores quando avaliam a higiene natural infantil. Esse método toma muito tempo e paciência, porém mais paciência do que trocar fraldas durante três anos? Apenas você pode saber.


Bom, gente, eu devo dizer que havia achado estranhíssima a tal foto da bebezinha no troninho. Depois de ler a matéria acima e algumas outras coisas a respeito do tema, CONTINUO achando a técnica estranhíssima. Tudo bem que é emergencial salvarmos o meio-ambiente (e isso, a meu ver, justificaria o uso das fraldas de pano. Por favor, aplausos às mamães ecológicas!), mas daí a "treinar" um bebê por 18 meses??? Peraí. Ou eu muito me engano, ou aos 18 meses começamos mesmo a treinar os nossos bebês (pobres dependentes de fraldas) a usar o banheiro!!! Isto é, os nossos bebês de fraldas e os bebês da higiene natural passam a usar o banheiro (ou o troninho) de maneira independente mais ou menos à mesma época... São raríssimos (ao menos no nosso meio) os bebês que usam fraldas até os 3 anos de idade, não?

E você? Já havia ouvido falar sobre a higiene natural infantil? Viu a foto da netinha da Ana Maria? Acha justificável "treinar" um bebê desde o nascimento?

Sua opinião é importante pra gente!

Ahhh e semana que vem: Dossiê Fraldas!!!

Beijossss

9 comentários:

  1. Olha Tati, eu já tiva visto sim essa história da netinha da Ana Maria Braga.
    Nâo sei dizer sobre a neta dela, mas eu tive tanta dificuldade para compreender o sono, as dores, a fome, as necessidades do Pedro... acho que se tivesse que somar a isso a preocupação com os horários do xixi do Pedro eu enlouqueceria... por que cocô até que é fácil ver quando está chegando, mas xixi tem que ser uma mãe fora do normal!
    Sério, com tanta empresa poluindo acho um pecado colocar esse peso tão grande nas costas das mães de bebes de 3 meses em relação ao meio ambiente.

    E depois de ler tudo aí só o que tenho a dizer é: Graças a Deus que sou Brasileira onde fralda é sinonimo de bebê!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a foto e também achei estranhíssimo!!! Frederico geralmente faz suas necessidades enquanto mama, e aí como é que fica? Acho que aqui em casa esse treino não daria certo.

    Quanto a ser ecologicamente correto, acho louvável. Mas até que eles fiquem "bem treinados", quantas escapadas acontecerão... e aí lavar toda a roupa de cama direto também causa danos ao meio ambiente (água, detergentes, energia elétrica...)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha vista uma reportagem a respeito. Olha não acho que um bebê de três mêses tenha capacidade neurológica para não usar fraldas como o texto mesmo diz.... O Eduardo vive me dando "banhos de xixi" quando troco as fraldas imagine sem elas de higiene natural essa tecnica não tem nada! Imagine xixi e cocô espalhados pela casa, na roupa....

    ResponderExcluir
  4. Olha... aqui na minha casa, não ia funcionar. Falta de paciência seria um dos principais motivos.
    Entretanto, eu respeito quem faz essa opção. Admiro quem tem tanta paciência. E eu acredito que um bebê sem fraldas deva ficar muito mais confortável mesmo. Eu, quando uso absorvente, poucos dias no mês, já fico incomodada com aquele volume ali... Imagino o quanto deva ser incômodo aquela fralda enorme 24 horas por dia na pele tão delicada do bebê. O conforto foi um dos motivos que me fez optar pela fralda de pano ao invés da descartável.
    O bebê não tem capacidade neurológica pra controlar o xixi, por isso a mãe deve estar atenta 24horas, deve ter uma capacidade de observação absurda.
    Entretanto, eu prefiro mil vezes ver a imagem de uma mãe segurando a sua filha de 3 meses no troninho, do que ver uma grávida fumando ou bebendo caipirinha. A primeira, pelo menos, não está prejudicando absolutamente ninguém, apenas está buscando aquilo que acredita que seja o melhor para a filha e ainda dá a sua contribuição ao meio ambiente.
    Enquanto a segunda, bom... além de egoísta, mostra que não se preocupa com a saúde do filho que carrega no ventre.
    Eu não acho estranho e muito menos tenho coragem de criticar, afinal, cada um conhece o filho que tem em casa e tem livre arbitrio pra criá-lo da forma como acha melhor.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto lia ia elaborando a idéia de que a cada dia surge algo novo sobre a educação infantil. Cada vez mais pessoas tentam controlar a natureza humana.... tenho respeito pelas pessoas que adotam a técnica e se dedicam 24h ao bebê para condicioná-lo ao uso do banheiro, sim pq isso de fazer barulho (shhhh) e levar ao banheiro é condicionamento puro. O que dizer então da técnica da encantadora de bebês sobre ensinar o bebê a dormir sozinho? Tantas pessoas criticam por acharem agressiva....por ser contra a natureza do bebê, afinal ele ainda não tem capacidade neurológica para "aprender", por isso é condicionado.

    Well...cada um no seu quadrado, não é mesmo?!
    Os índios, o que usam? :-)

    ResponderExcluir
  6. Vi a reportagem da Ana Maria, acho que é válido quando vc só faz isso. Ela só cuida do bebê (Ana Maria disse que ela não tem ninguem pra ajudar ela cuidar do bebe, ela cuida sozinha), mas queem limpa a casa, quem cozinha, quem coloca a roupa na máquina, no varal, quem faz a comida??? Como uma pessoa que faz tudo isso , tem tempo pra ver se o nenem tá fazendo xixi?????
    Acho válido, mas não é a realidade de muitos. Agora a fralda ecológico eu apóio e estou pensando em adotar no próximo baby.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, só a palavra "treinar" aplicada a bebês, eu já acho estranha. A gente não treina crianças, ensina! Treinamos animais! Pelo menos, eu nunca treinei minha filha pra nada, eu ensino o que ela precisa aprender. E, pra aprender, é preciso que a criança tenha entendimento. E, a não ser que seja um menino prodígio, um bebê de 3 meses não tem entendimento de nada.
    Isso é uma maldade com um bebê, para satisfazer o ego da mãe! E, certamente, deixará marcas negativas nessa criança!
    Bjos!!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  8. atrasada mas ainda em tempo... Eu passo 24hs por dia c minha filha, mas infelizmente não tenho como passar 24hs por dia olhando pra carinha dela. Porque sei exatamente quando faz xixi ou coco, mas a gente acaba perdendo isso limpando, passando, cozinhando, lavando roupa, essas coisas que nós mortais precisamos fazer né... Pra mim o bebê só se incomoda se a fralda ficar mto cheia ou apertada, fora isso, não tem maturidade neurologica pra isso, como ja foi citado acima, e não terá nenhum trauma. Aos que fazem para preservação do meio ambiente, minha sincera admiração... Eu não sou capaz :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    TRONINHO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=troninho&IDCategoria=110

    BEBÊ INFANTIL
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir