sexta-feira, 1 de julho de 2011

6

Como cuidar do umbiguinho do recém-nascido

Curar o coto-umbilical talvez seja a parte dos cuidados com recém-nascido que mais gere dúvidas. Por mais que a gente leia, a prática pode mostrar alguns novos questionamentos. Eu mesma cometi um pequeno erro ao cuidar do coto do Miguel. No meu caso, foi reversível (porque a pediatra percebeu rapidamente) e o coto caiu em 15 dias (nada anormal, mas o tempo certamente poderia ter sido menor).

Geralmente, o coto seca, torna-se preto e cai entre 5 e 15 dias após o nascimento. No lugar dele, fica uma pequena ferida, que leva alguns dias para cicatrizar.
Vou primeiro falar sobre as recomendações. E depois explico o que aconteceu conosco, na prática, para que nenhuma das nossas leitoras futuras mamães cometa o mesmo equívoco:

É muito importante que o coto seja mantido bem limpinho e seco para evitar infecções, já que bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto. Mas como fazer essa higienização corretamente?

- Lave as mãos sempre antes de cuidar do umbiguinho.
- Esteja atenta quanto à presença de secreção, odor ruim ou inchaço no local. Esses sinais podem indicar a instalação de um processo infeccioso.
- Passe o cotonete embebido em álcool (absoluto ou 70%) na base do coto, limpando a região.
- Embeba uma gaze estéril em álcool (absoluto ou 70%), retire o excesso de álcool (se a gaze ficar molhada demais, o álcool pode queimar a pele do recém-nascido).
- Enrole o coto com a gaze estéril embebida no álcool.

Vale lembrar: o coto umbilical não dói! Não tenha medo de fazer a higienização completa.

A troca do curativo deve ser feita uma vez ao dia, antes do banho, ou sempre que estiver suja ou molhada. Não é necessário (e nem recomendado) utilizar quaisquer outros produtos além de álcool absoluto ou 70%.


Principalmente nos meninos, posicione o curativo sempre para cima, de modo a evitar contato com a urina.

O uso de moedas e outros objetos para que o umbigo fique “para dentro” é contraindicado, já que se trata de um objeto não estéril, que pode contaminar a região. Além disso, com o desenvolvimento do bebê, a sua musculatura abdominal pode corrigir a posição do coto protuberante. Atualmente, a necessidade de uma cirurgia para corrigir "umbiguinho para fora" só é avaliada após os 3 aninhos do bebê.

Durante o processo de cicatrização do coto, o bebê pode tomar banho normalmente. Não há qualquer problema em molhar a região.

Agora vou dar ênfase à parte do cuidado em que eu me equivoquei:

- Passe o cotonete embebido em álcool (absoluto ou 70%) na base do coto, limpando a região.

Isso é muito importante. Passe antes de enrolar a gaze e passe depois também. O que aconteceu aqui em casa foi que passávamos o cotonete na base muito "de levinho", acreditando que a gaze embebida enrolada no coto já seria suficiente. Não é! O coto secou completamente e, 10 dias após o nascimento, a base continuava bem úmida e não cicatrizada. Aí fomos à pediatra e ela nos explicou o motivo de o coto não ter caído ainda: a base! 5 dias depois, o coto caiu, já com a base também sequinha. Fica a dica!

Convido as mamães que tiverem outras experiências quantos aos cuidados com o umbiguinho a registrarem nos comentários, para que não restem mais dúvidas ou equívocos.

Beijosss,






6 comentários:

  1. Ótima "aula" Tati! Pra mts mamães de primeira viagem será de grande ajuda! Eu não fiquei sozinha nos primeiros dias então só cuidei do umbiguinho qdo já tava qse seco e caindo logo...Se tiver mais um filhote, com ctza esse post será de grande valia para mim!
    beeijos

    ResponderExcluir
  2. Quando o Antonio nasceu ele tinha um coto mtu grosso! Nunca tinha visto aquilo! A pediatra falou q a arteria estava grossa demais, ele estava recebendo mto nutriente meu, disse q é incomum mas normal! Eu não enrolei em gaze, em toda troca de fralda limpava com cotonete embebida em alcool 70, caiu qdo ele fez 5 dias!

    ResponderExcluir
  3. Tati, a nossa pediatra pediu para ñ enrolar o umbiguinho em nada, apenas limpar e pronto, com o alcool 70, caiu com uns 10 dias eu axo, tb axo q deveria ter sido menos, talvez tenha passado "de levinho" na basa como vc! bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive medo do umbigo, sei lá achava que doia, mais sempre limpei bem, caiu com 6 dias e ficou logo sequinho, mais tb não enrolei na gaze!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati ....
    ha eu sofri com umbigo da Jú, pq tinha medo de limpa achava q doía e não limpava bem e nem mantive seco, dai que caiu com 4 dias mais não por completo, ficou um pedacinho e esse deu trabalho tanto que teve que fazer uma cirurgia quando ela estava com um mês de vida! snif
    eu limpava com álcool 70, mais meu erro foi que limpava só por fora com medo de machucar e acabava deixando molhado e sujo por dentro!
    não enrolei em gases!

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Tati, o coto do Fred também caiu com 15 dias, muito normal. Eu fazia a limpeza direitinho, mas alguns demoram mais mesmo. O coto do Fred era bem curtinho, não foi preciso enrolar em gase, ainda bem, porque acho que eu ficaria nervosa para fazer isso, rsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir